O atendimento em creches e pré-escolas é um direito social assegurado pela Constituição de 1988, a qual reconhece a Educação Infantil como dever do Estado. Nesse bojo, são inúmeras as discussões sobre concepções e práticas que propiciem o desenvolvimento das crianças ate três anos de idade em creches, bem como a garantia de continuidade do processo de aprendizagem das crianças de quatro e cinco anos para que possa ingressar de no ensino fundamental. Nesse âmbito, surge as Diretrizes Curriculares para a Educação infantil, que se traduzem em instruções ou indicações para conduzir as ações nesta etapa da Educação Básica.

 

Na educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, é que devemos trabalhar práticas pedagógicas que poderão promover a igualdade racial. Neste sentido, diferentes instituições, elaboraram  a revista  da Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial com o objetivo de apoiar os profissionais de Educação Infantil e as Secretarias de Educação a implementar o Art. 7, inciso V, das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, que indica que as propostas pedagógicas dessa etapa devem estar comprometidas com o rompimento de relações de dominação etnicorracial.

Como forma de auxiliar as pessoas com relação à educação infantil, disponibilizamos uma cartilha do Ministério da Educação contendo algumas dúvidas frequentes sobre esta etapa de Educação Infantil. Para consultá- la, clique aqui

 

 

 

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