Também foi celebrado Dia Internacional da Menina

Dia da Menina 2Dia da MeninaDia das CriançasDia das Crianças 2 A Procuradoria Geral de Justiça promoveu, nesta quinta-feira, 11, uma programação em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira, 12.

Alunos do 6º ano da escola municipal Maria do Carmo Abreu da Silveira, localizada no bairro Cruzeiro do Anil, participaram de uma sessão de cinema no auditório da PGJ. Foi apresentado o filme Divertidamente, premiado com o Oscar de melhor animação, em 2016.

Coordenada pela seção de Saúde Funcional da PGJ, a atividade contou com a distribuição de pipoca e lanches.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, deu as boas-vindas aos estudantes e professoras que lhes acompanharam e parabenizou todas as crianças pela data. Chamou a atenção sobre a importância da educação e a necessidade de se resgatar valores humanos que, segundo ele, andam meio esquecidos, como a tolerância, respeito aos pais e aos idosos

Antes do filme, os estudantes acompanharam a sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, que celebrou o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro. A data comemorativa foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude, promotor de justiça José Frazão Sá Menezes Neto, ao se dirigir às crianças falou sobre o papel do Ministério Público na defesa dos direitos básicos do cidadão, como saúde e educação.

Acompanharam a abertura da programação os promotores de justiça Emmanuel Guterres Soares (diretor-geral da PGJ), Marco Antônio Santos Amorim (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais), além de servidores da seção de Saúde Funcional.

Após o cinema, os alunos da escola Maria do Carmo Abreu da Silveira receberam brindes e lanches. A servidora do MPMA e escritora Márcia Montenegro sorteou um exemplar do seu livro “O valor de cada um”, idealizado quando tinha apenas 9 anos.

DIA INTERNACIONAL DA MENINA

Como parte da solenidade pelo Dia Internacional da Menina, o procurador-geral de justiça fez a transmissão simbólica da presidência do Conselho Superior do MPMA para a adolescente Júlia Rebeca, de 15 anos, que estuda no Centro de Ensino Lúcia Chaves, na Vila Esperança, zona rural de São Luís. Além dos membros e servidores do MPMA, estiveram presentes integrantes do Unicef e da Plan Internacional no Maranhão, organização humanitária sem fins lucrativos, de origem inglesa e atuando há 76 anos no mundo, que lançou em 2011 a campanha mundial “Por Ser Menina”.

O objetivo da iniciativa é promover os direitos das meninas e contribuir para tirar milhões delas da zona de pobreza, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades.

Ao transferir o cargo, Luiz Gonzaga Coelho declarou que os jovens são o futuro da nação e que as políticas públicas devem priorizar essa parcela da população. “Apesar do momento de crise que atravessamos, nós acreditamos que há solução. E o caminho é a educação, que é a base de tudo”, afirmou.

Júlia Rebeca disse estar honrada por ser escolhida para representar as meninas maranhenses e que tem esperança na capacidade das mulheres de assumirem os destinos do país. “Espero que todas tenhamos vez e voz e que possamos ocupar cargos de poder e liderança para transformar a sociedade”.

Redação e fotos: José Luís Diniz /Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2018 - 30 anos da Constituição Cidadã: o Ministério Público na construção da democracia

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.