Imprimir
Acessos: 378
matões audienciaA Rede de Controle da Gestão Pública realizou, nesta quinta-feira, 11, em Matões, uma audiência pública de controle social e cidadania. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública, situado na Rua Presidente Kennedy, 1498, do bairro Seriema.

O evento foi coordenado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC).

Educação fiscal e cidadania, análise de prestação de contas, mecanismos jurídicos de controle social, transparência e a Lei de Acesso à Informação foram alguns dos temas abordados durante a audiência. Integrantes dos conselhos municipais, líderes comunitários, gestores públicos e a população de Matões também participaram do evento.

Também estiveram presentes representantes dos municípios de Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Lagoa do Mato, Parnarama, Passagem Franca, São Domingos do Maranhão, São João do Sóter, Senador Alexandre Costa e Timon (do Maranhão) e Curralinhos, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Palmeiras e Teresina (Piauí).

Ao se manifestar, a titular da Promotoria de Justiça de Matões, Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, apresentou as ações do Ministério Público do Maranhão no combate à corrupção. “O Ministério Público do Maranhão atua fortemente no combate à corrupção. E a população é nossa parceira nessa luta. É preciso que todos estejam atentos à rotina do município, acompanhem as ações realizadas e denunciem caso suspeitem de alguma irregularidade”, afirmou a promotora de justiça.

REDE DE CONTROLE

A Rede de Controle da Gestão Pública é uma organização interinstitucional que busca aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. Para isso, são desenvolvidas ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.

No Maranhão, a Rede de Controle da Gestão Pública é uma articulação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU) e congrega outras instituições.

Redação: CCOM-MPMA
Fotos: TRE-MA