Programa de MP - Rádio

  • 03/09/18 16:26h - ESTAÇÃO MP - Programa debate prevenção ao suicídio

    Estação MP Lana Pessoa

    Estação MP Lana PessoaA promotora de justiça Lana Pessoa, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOp/DH) do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a enfermeira Liziane Castro e o psicólogo Rui Cruz foram os entrevistados do programa Estação Ministério Público do último sábado, dia 1° de setembro. Eles debateram sobre a Campanha Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio e o Setembro Amarelo, mês escolhido para se intensificarem as ações preventivas e de valorização da vida.

    Durante a entrevista, os convidados explicaram em que consiste a campanha, a necessidade de trabalhar em rede e relacionaram os principais fatores de risco associados ao comportamento suicida.

    Os entrevistados enfatizaram a responsabilidade individual em notificar as tentativas de suicídio e destacaram medidas preventivas. Ao final, lembraram que a prevenção ao suicídio não pode se restringir a apenas um mês, mas deve ser um assunto para estar permanentemente na pauta das discussões.

    O programa Estação Ministério Público vai ao ar todos os sábados, às 9h25 da manhã, ao vivo, pela rádio Jovem Pan News São Luís AM 1340 KHz.

    Redação e Foto: Francisco Colombo (CCOM-MPMA)

    {mp3}estacaomp1set2018{/mp3}

    Clique aqui para baixar o áudio
  • 27/08/18 15:00h - ESTAÇÃO MP - Campanha de Vacinação é tema de programa

    Alessandra Darub

    Alessandra DarubO programa Estação Ministério Público do último sábado, dia 25, contou com a presença da promotora de justiça Alessandra Darub Alves, titular da Promotoria de Justiça de São Vicente Férrer, acumulando, ainda, com a Promotoria de Alcântara.

    A promotora de justiça, que também é coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOp/IJ), falou sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo e o papel do Ministério Público.

    A campanha segue até o próximo sábado, 31 de agosto, e todas as crianças de 1 a menos de 5 anos devem ser imunizadas contra essas infecções. A vacinação deve ser vista como uma urgência, uma vez que o Brasil encara um surto de sarampo e risco de reintrodução da paralisia infantil.

    Durante o programa foram debatidas diversas situações corriqueiras como a ausência de estrutura adequada para o atendimento nos postos de saúde e a falta de vacinas, além da irregularidade na distribuição de senhas. É frequente e irregular a situação em que muitos postos encerram as suas atividades antes do horário estabelecido.

    Alessandra Darub prestou ainda esclarecimentos sobre o significado da Primeira Infância, período que vai do nascimento até os 6 primeiros anos de vida de toda criança.

    O programa Estação Ministério Público vai ao ar todos os sábados, às 9h25 da manhã, ao vivo, pela rádio Jovem Pan News São Luís AM 1340 KHz.

    Redação e Foto: Francisco Colombo (CCOM-MPMA)

    {mp3}estacaomp25agosto18{/mp3}

    Clique aqui para baixar o áudio
  • 20/08/18 15:36h - ESTAÇÃO MP - Promotor de Arame é entrevistado em programa

    DSC 0230

    DSC 0230A edição do dia 18 de agosto do programa Estação Ministério Público recebeu o promotor de justiça Hélder Ferreira Bezerra, titular da Comarca de Arame.

    O membro do Ministério Público do Maranhão (MPMA) iniciou a entrevista situando o ouvinte em relação aos principais problemas enfrentados pela população do município de Arame, cuja economia gira em torno da atividade rural e do serviço público.

    Hélder Bezerra considera que é urgente o aumento de efetivo e aparelhamento das forças policiais da cidade. Na atual conjuntura, o município conta com apenas um pelotão da Polícia Militar. Ou seja, quatro policiais militares para uma população de aproximadamente 32 mil habitantes. A localidade está sem delegado e os processos inconclusos avolumam-se.

    A violência doméstica e o estupro de vulneráveis são problemas também muito comuns em Arame, bem como a situação caótica do trânsito, consequência da falta de segurança, fiscalização e sinalização. O promotor relacionou, durante a entrevista, as formas pelas quais tem enfrentado os desafios desde que chegou à comarca, há pouco mais de um ano.

    O programa Estação Ministério Público vai ao ar todos os sábados, às 9 da manhã, ao vivo, pela rádio Jovem Pan News São Luís AM 1340 KHz.

    Redação e Foto: Francisco Colombo (CCOM-MPMA)

    {mp3}estacaomp18agosto2018{/mp3}

    Clique aqui para baixar o áudio

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2018 - 30 anos da Constituição Cidadã: o Ministério Público na construção da democracia

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.