A Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público do Maranhão visitou na manhã desta quinta-feira, 9, o Parque Ambiental da Alumar, localizado na região de Pedrinhas, zona rural de São Luís. Ao todo, 25 pessoas do MPMA, entre membros e servidores, além de estudantes do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participaram do passeio pela área verde e ecológica da empresa.
“Essa atividade tem o objetivo de proporcionar o contato com a natureza e trocar ideias e conhecimentos sobre gestão ambiental com outra instituição. Estamos sempre propondo e estabelecendo parcerias para aprimorar a nossa atuação, com a inclusão de boas e novas práticas”, ressaltou a coordenadora da comissão do MPMA, Mariléa Campos dos Santos Costa.
Do Ministério Público, também esteve presente na atividade a chefe de gabinete da Corregedoria-Geral, Alessandra Darub.
Durante todo o passeio, o grupo foi recepcionado e conduzido pelo supervisor de relações governamentais da Alumar, Flávio Lima. A comissão conheceu parte da trilha do Marfim, especialmente a alça do Pequi, guiada pela monitora Raquel Maranhão.
Antes da caminhada no parque, foram apresentadas palestras sobre a história da Alumar, a atividade e a atuação da empresa, especializada na extração e refino da bauxita, transformação em alumina (elemento base do alumínio e de outros materiais) e produção (redução) de alumínio. Foi também tema da exposição o Parque Ambiental da Alumar.
Além de Flávio Lima, apresentaram as palestras e orientações, o diretor de administração do consórcio, Walmer Rocha; a diretora de relações governamentais, Dulcimar Soares; e o superintendente Davi Fernandes.
PARQUE
Inaugurado em julho de 1996, o Parque Ambiental da empresa tem mais de quatro quilômetros de trilhas e ocupa uma área de aproximadamente 1.800 hectares. Possui em seu perímetro mais de 200 espécies vegetais nativas de São Luís, além de mais de 90 espécies de animais. “A criação do parque foi uma iniciativa voluntária da empresa. Não foi fruto de compensação ambiental. O local é um compromisso da Alumar com o meio ambiente e com a comunidade”, assegurou o supervisor Flávio Lima.
Logo após o passeio na trilha, o grupo visitou a área do porto da Alumar, de onde a alumina é exportada para outros países.
“Só tenho a agradecer o convite da Alumar para realizar esse passeio. Agradecer essa parceria, essa gentileza, para tomar conhecimento de como a natureza é tratada pela empresa, de como o meio ambiente é preservado”, enfatizou a procuradora de justiça Mariléa Costa.
Presente no passeio representando a Uema, instituição parceira do MPMA na gestão ambiental, a estudante de agronomia Cristielen Pozza destacou a experiência da caminhada na trilha do Marfim, no Parque. “Vivenciar isso aqui, participar dessa trilha é muito enriquecedor. Nós, seres humanos, estamos em constante aprendizado”.
ALUMAR
Operado pelas multinacionais Alcoa, South 32 e Rio Tonto, o Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado no Maranhão em julho de 1984, é gerenciado pela Alcoa, empresa norte-americana.
Redação e fotos: CCOM-MPMA