A Ouvidoria Geral do Ministério Público – MA traz no momento de reflexão de hoje, dicas de como devemos nos portar num ambiente de trabalho. Na imagem profissional, a gente não transmite mensagem somente sobre nós, mas também a respeito da Instituição em que trabalhamos. Para o público, nós somos a Instituição. Por isso é essencial reconhecer nossa responsabilidade quando estivermos na presença do público em geral. Qualquer comportamento inadequado pode ser interpretado como a posição da Instituição.
Não basta somente se vestir bem e ter um bom desempenho. No ambiente de trabalho, é fundamental também ter um bom comportamento:
– Respeite a Instituição e as suas regras.
– Seja um empregado leal.
– Comunique-se de modo eficaz, com correção, clareza, precisão, objetividade, oralmente ou por escrito.
– Evite gírias e use gestos com moderação.
– Ouça com atenção: um bom ouvinte tem habilidades para manter fortes relacionamentos profissionais.
– Evite falar alto e coloque o celular sempre no silencioso, para não perturbar o ambiente de trabalho.
– Seja gentil.
– Tenha uma postura correta.
– Evite fofocas.
Redação: Eduardo Filipe Bezerra Teixeira (Ouvidoria-MPMA)