https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Ouvidoria MPMA entrevista Promotor de Justiça de Defesa da Educação da capital e Promotor de Justiça de São Francisco do Maranhão.

Publicado em 18/03/2015 12:06 - Última atualização em 03/02/2022 15:51

educaçãoA Ouvidoria Geral do Ministério Público – MA dando continuidade à programação para marcar os 10 anos da Ouvidoria, entrevistou hoje (18), o Promotor de Justiça da Educação da Capital, Dr. Paulo Silvestre Avelar Silva, e o Promotor de Justiça da Comarca de São Francisco do Maranhão, Dr. Carlos Pinto de Almeida Júnior.

O primeiro entrevistado, o Dr. Paulo Avelar, está há 25 anos exercendo a profissão no Ministério Público, e também é Coordenador do Centro de Apoio operacional da Educação e Membro da Comissão Nacional do Conselho de Educação. Em seus questionamentos pessoais afirmou gostar de passar seus momentos de lazer ao lado da família indo à praia ou ao sítio. Ao ser questionado sobre os seus gostos musicais, o Promotor de Justiça afirmou gostar de trabalhar ouvindo música clássica, mas que em outros momentos ouve uma grande variedade de estilos, são eles: bolero, samba, mpb, brega etc. Suas vertentes literárias que serviram de base para o exímio profissional de hoje foram clássicos brasileiros, bem como: obras de Ruy Barbosa, Guimarães Rosa e Aluísio Azevedo.

Em seus questionamentos profissionais afirmou ser realizado como Promotor de Justiça e em todos os outros cargos pelos quais passou: Diretor das Promotorias da Capital e Presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), e que sente uma grande honra e alegria em servir ao Ministério Público, inclusive, ao ser questionado que outra profissão teria caso não fosse Membro da Instituição, Dr. Paulo Avelar externou que jamais se imaginaria em outra profissão senão esta.

O segundo entrevistado, o Dr.Carlos Pinto, em seus questionamentos pessoais afirmou gostar de praticar exercícios físicos nos seus momentos de lazer, como: jogar futebol e correr. Também afirmou que sempre que possível viaja para encontrar sua família, que é mineira. Suas vertentes literárias que serviram de base para o jovem e atuante profissional foram os livros técnicos de Direito e livros espíritas. Quanto ao gosto musical o Promotor de Justiça costuma ouvir música popular brasileira, sertanejo e samba.

Em seus questionamentos profissionais o Dr. Carlos Pinto, que anteriormente representava o Ministério Público na Comarca de Passagem Franca, promoveu um importante projeto social e educacional aberto para crianças e adolescentes com o objetivo da ressocialização através da prática do judô. O nome do projeto é “Caminho suave para a cidadanina”, que inclusive esta Ouvidoria já publicou anteriormente em notícia neste site. Ao ser questionado sobre que outra profissão teria caso não fosse Promotor de Justiça, Dr. Carlos Pinto afirmou que por influência do seu avô, que é Procurador de Justiça aposentado do Estado de Minas Gerais, sempre teve ambição e vocação para ser Promotor de Justiça, profissão esta que o realiza com muita serenidade e alegria.

educação 2

Redação: Eduardo Filipe Bezerra Teixeira (Ouvidoria-MPMA)

Tags: