A Comissão de Gestão Ambiental (CGA) do Ministério Público do Maranhão inaugurou, nesta quarta-feira, 1º, um viveiro com plantas medicinais e ornamentais, em ato alusivo ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo, 5 de junho.
Na ocasião, a procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, presidente da Comissão, informou que as plantas medicinais como boldo, capim limão e erva cidreira, servirão para produção de chás e distribuição de mudas ornamentais aos membros e servidores do MPMA.
Ela apresentou também as diversas atividades já realizadas, como a coleta seletiva em todos os prédios da instituição; o estacionamento verde, que está sendo revitalizado; uso de energia solar; compostagem da borra do café; instalação de lâmpadas led, substituindo as anteriores; e a redução de 95% no uso de copos plásticos.
Ainda segundo Mariléa Campos, o viveiro é uma iniciativa pensada e executada dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão com apoio irrestrito do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau.
Em sua fala, o chefe do MPMA fez menção ao trabalho desempenhado pela Comissão de Gestão Ambiental, ressaltando o empenho da sua presidente.
“É nosso dever cuidar do meio ambiente e deixá-lo limpo e saudável para as próximas gerações, que nos sucederão”, afirmou.
Para o primeiro-vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, a inauguração do viveiro é uma ação que representa os esforços do MPMA em cuidar do meio ambiente, “oferecendo a nossa contribuição para a perpetuação do ser humano no mundo”.
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), parceira do MPMA, foi representada pela professora Ariadne Rocha, para quem o momento traz a marca do exemplo que a Instituição dá a sociedade e a todos os órgãos públicos do estado.
“A iniciativa está ligada ao projeto Café Sustentável, realizado em parceria com a Universidade em prol da preservação do meio ambiente. O viveiro de qualquer espécie representa o nascimento, de onde surge a vida, e o Ministério Público inicia a Semana do Meio Ambiente com este simbolismo do nascimento e ressurgimento que pode e deve apoiar o planeta como um todo”, assegurou.
O dispositivo de honra foi composto, ainda, pela corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho, e a solenidade foi acompanhada por membros e servidores do órgão.
Redação e fotos: CCOM-MPMA