Os avanços na área de sustentabilidade e as ações desenvolvidas no âmbito do Ministério Público do Maranhão para ampliar a conscientização ambiental foram temas tratados na manhã desta quarta-feira, 23, na reunião da Comissão de Gestão Ambiental realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís. A atividade reuniu coordenadores dos setores administrativos do MPMA, além de membros da referida comissão.
Ao abrir os trabalhos, o procurador-geral de justiça em exercício, Danilo Castro, destacou o trabalho da comissão e os avanços ambientais na instituição, em 2022. “O equilíbrio ambiental tem fundamental importância para todos nós. Respeitar o meio ambiente significa respeitar a vida”.
A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite, destacou o estímulo e a promoção de mudanças de conduta mais sustentáveis de membros e servidores relacionados à preservação ambiental. “Os projetos, ações, palestras e outras iniciativas da comissão muito têm contribuído para a conscientização de membros e servidores do Ministério Público”.
Na avaliação da procuradora de justiça e coordenadora da Comissão de Gestão Ambiental, Mariléa Campos dos Santos Costa, o empenho dos integrantes que trabalham nos diversos setores administrativos da Procuradoria Geral de Justiça é decisivo para o sucesso das ações institucionais. “Temos a representatividade de todos os setores e isso se reflete nos resultados obtidos neste ano”.
Ela apresentou um relatório com as principais atividades desenvolvidas em 2022: reuniões mensais sobre a pauta ambiental; inauguração do estacionamento verde; participação na Ecoliga (articulação de instituições para ações ambientais); realização da Semana do Meio Ambiente; participação na Feira do Comércio e Indústria; inauguração do viveiro de plantas medicinais e ornamentais; participação do projeto Café Sustentável no Prêmio CNMP; doação de mudas de plantas medicinais na Casa do Idoso do Itaqui-Bacanga; criação de cartilha institucional; distribuição de mudas na sede da PGJ e Parque Rangedor, dentre outros.
O supervisor de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Alumar, Flávio Lima, apresentou as ações desenvolvidas pela empresa na área ambiental, incluindo campanhas, coleta seletiva, utilização de energia renovável, descarte e tratamento de resíduos e as ações de divulgação.
Em seguida, a gerente de Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares, parabenizou o Ministério Público do Maranhão pelas ações realizadas para estimular o desenvolvimento socioambiental e diminuir a emissão de resíduos sólidos. “O Ministério Público e sua comissão de gestão ambiental estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido”.
A procuradora de justiça e ouvidora do MPMA, Sandra Elouf, também participou da reunião.
VISITA INSTITUCIONAL
Liderados pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, membros e servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA) visitaram, no dia 21 de outubro, as instalações da fábrica do Consórcio Alumar, em São Luís.
A convite do consórcio, promotores e procuradores de justiça fizeram um tour pela fábrica, para conhecer os pátios de bauxita, o porto e a refinaria, após assistirem a uma exposição sobre os investimentos da companhia no Maranhão, que se instalou em São Luís, em 1984.
Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)
Fotos: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)