Convidado pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, o promotor de Justiça Celsimar Custódio Silva, do Ministério Público do Tocantins, veio a São Luís, nesta sexta-feira, 27, para apresentar, na sala dos órgãos colegiados da PGJ, as funcionalidades do Sistema Athenas, um software voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística.
Participaram da apresentação a promotora de justiça Theresa Muniz, chefe de gabinete da PGJ, o diretor-geral, Paulo Arrais; a coordenadora de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI), Nayana Sobral; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Morais; o coordenador da Folha de Pagamento, Walter Gonçalves; o coordenador de Assessoria de Controle Interno e Auditoria, Carlos Alberto, além de servidores das Coordenadorias, Folha de Pagamento, Assessoria de Controle Interno e Auditoria e Corregedoria-Geral do MPMA.
Segundo Celsimar Custódio, o software está em constante aprimoramento e já foi implementado em outros estados, como Acre, Piauí, Mato Grosso, Roraima e Rondônia. Além das unidades do Ministério Público, o sistema também vem sendo utilizado pelas Defensorias Públicas e Tribunais de Contas.
Entre as vantagens do sistema, o membro do MP de Tocantins aponta a agilidade e a confiabilidade na elaboração da folha de pagamento, atendimento ao cidadão, movimentações de patrimônio e almoxarifado, pagamentos de diárias e contratos, informações ao eSocial, entre outras.
SISTEMA ATHENAS
Desenvolvido em 2009 pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Tocantins, o Athenas possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, processos judiciais e extrajudiciais e de outras áreas importantes para a organização institucional.
Redação e fotos: CCOM-MPMA