Criado pelo Centro de Apoio Operacional do Tribunal do Júri do Ministério Público do Maranhão, o programa Painel BI Sessões do Tribunal do Júri foi aprovado pelo comitê de avaliação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), passando a constar no Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), do referido conselho. O banco de boas práticas do CNMP pode ser acessado por meio do link: https://bancodeboaspraticascsp.cnmp.mp.br/novoBanco.
O banco tem por finalidade promover o intercâmbio de práticas de sucesso entre os diversos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, bem como estimular uma atuação nacional integrada e colaborativa. O documento informando a seleção do programa instituído pelo CAO-Júri do MPMA foi assinado, no dia 2 de outubro, pelo conselheiro do CNMP Jaime de Cassio Miranda.
O Painel BI Sessões do Tribunal do Júri tem o objetivo de garantir transparência e o acesso público à informação, divulgando a atuação do Ministério Público nos processos relativos ao Tribunal do Júri, tanto na 1ª fase do júri quanto nas sessões plenárias (2ª fase).
Outra finalidade do painel é contribuir para a transparência da atuação do MPMA na defesa da vida, estando disponível para consulta tanto pelo público interno do MP quanto pela sociedade.
Coordena o CAO-Júri o promotor de justiça Sandro Lobato de Carvalho.
Redação: CCOM-MPMA
.