Ciclo de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 do MPMA teve continuidade nesta quinta-feira, 10, em São Luís
O Ministério Público do Maranhão tem realizado encontros regionais para revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029, com o objetivo de discutir e aprimorar as diretrizes da instituição. Nesta quinta-feira, 10, foi a vez da área administrativa participar da dinâmica, realizada no Hotel Luzeiros, sob coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPMA.
Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, agradeceu a presença de todos os membros e servidores e ressaltou a importância do planejamento para a execução de ações mais efetivas. “Não há sucesso sem planejamento. Não é mais possível a gente fazer as coisas como antigamente. Você tem que conhecer a realidade, ouvir a população, saber das suas expectativas, das suas reclamações, dos seus anseios. Conhecer a realidade da sua instituição, saber o que é possível, o que não é, e planejar para executar bem”, destacou o chefe do MPMA.
Compuseram, ainda, o dispositivo de honra os subprocuradores-gerais de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite, e Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques, o diretor da Seplag, Fábio Mendes, e o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Arrais.
DINÂMICA
Após agradecer a presença dos servidores e membros da instituição, o diretor da Seplag explicou a dinâmica da oficina. Divididos em mesas de trabalho, os participantes apresentaram propostas para os sete objetivos estratégicos elencados de acordo com as necessidades da instituição. Em seguida, cada mesa votava em duas propostas para cada objetivo.
“As propostas vencedoras de cada mesa irão aparecer para todos no aplicativo, e será feita uma nova votação em relação a cada objetivo, diante das ideias vencedoras de cada mesa. Ao final da plenária, a gente vai ter duas propostas para cada objetivo, que será submetido à Comissão de Planejamento para efetivamente se integrar ao próximo planejamento estratégico”, detalhou Fábio Mendes.
Para a realização deste primeiro ciclo de revisão do Planejamento Estratégico, foi desenvolvido o aplicativo Planeja MPMA, que garantiu maior agilidade ao trabalho. “Esse aplicativo foi desenvolvido por uma servidora da Seplag e garantiu mais economia, reduziu a questão do tempo e, o mais importante, nos deu uma base de dados”, explicou.
Os participantes da oficina aprovaram a metodologia. “A dinâmica foi bem oportuna. Ela reflete os nossos anseios, como a tomada de decisão em curto espaço de tempo. Então, está de parabéns quem pensou essa dinâmica e estamos de parabéns todos nós que conseguimos, em três horas, fazer aquilo que, muitas vezes, passamos mais tempo para resolver”, avaliou a coordenadora de Orçamentos e Finanças, Tatiana Alves de Paula.
O analista ministerial e jornalista Johelton Gomes elogiou a utilização do aplicativo. “Foi bastante ágil, a dinâmica favoreceu a participação de todos. O uso do aplicativo foi uma boa estratégia”, enfatizou.
A diretora da Secretaria Administrativo-Financeira, Luanna Moura, afirmou que é muito importante que os servidores se sintam inseridos nesse momento. “A dinâmica foi interessantíssima porque permitiu que as unidades administrativas participassem efetivamente dessa revisão do planejamento estratégico. A gente se sente inserido nas atividades do Ministério Público. Tenho certeza que foi satisfatório para todo mundo”, comentou.
ENCONTROS REGIONAIS
A realização dos Encontros Regionais atende ao que foi estabelecido no Ato Regulamentar nº 26/2022, no qual o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) deve ser reavaliado a cada três anos ao longo do período de vigência. O primeiro encontro foi realizado no dia 11 de setembro em Imperatriz, voltado para promotores de justiça de comarcas da Região Tocantina e do Sul do estado.
No dia 26 de setembro, foi realizada a segunda etapa para membros da Regional São Luís, que incluiu as comarcas da Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), do entorno, da regional de Chapadinha e da região da Baixada.
Após esta terceira etapa, também em São Luís mas voltada apenas para as unidades administrativas, serão realizados, ainda este mês, os encontros em Bacabal, no dia 22, e em Timon, no dia 31, encerrando essa fase do 1º Ciclo de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029.
Redação: CCOM-MPMA