https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

AÇAILÂNDIA – MPMA participa de fiscalização para coibir venda de bebidas alcóolicas a crianças e adolescentes

Publicado em 18/12/2024 16:35 - Última atualização em 18/12/2024 16:35

Ação conjunta integrou membros da Rede de Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescentes de Açailândia

Na madrugada do último sábado, 14 de dezembro, o Ministério Público do Maranhão participou de uma vistoria realizada em bares, restaurantes, casas de shows e eventos no município de Açailândia. O objetivo foi fiscalizar o acesso e a permanência de crianças e adolescentes nos estabelecimentos e alertar os proprietários sobre a proibição do fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

O titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Açailândia, Francisco de Assis Maciel Carvalho Junior, integrou a vistoria juntamente com representantes do Poder Judiciário (Comissariado de Justiça da Infância e Juventude), das Polícias Militar e Civil e do Conselho Tutelar.

“Garantir um ambiente seguro para crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos, especialmente em períodos festivos e de férias escolares, quando os riscos são maiores”, afirmou o promotor de justiça.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender ou fornecer bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é punível com detenção de dois a quatro anos e pagamento de multa. O ECA prevê a infração administrativa, com multa de R$ 3 a 10 mil, além da interdição do estabelecimento.  O descumprimento das normas pode acarretar, ainda, multa de até 20 salários mínimos.

Autoridades alertaram sobre proibição de permanência de crianças e adolescentes nos estabelecimentos

Durante a operação, três adolescentes foram encontrados desacompanhados dos pais ou responsáveis em um evento. Não foi constatado o consumo de bebidas alcoólicas por eles. Em seguida, o Conselho Tutelar realizou os procedimentos cabíveis e o estabelecimento foi autuado pela equipe do Comissariado de Justiça da Infância e Juventude.

Na avaliação de Francisco de Assis Carvalho Junior, a ação teve resultado positivo e o diálogo com os proprietários dos estabelecimentos é fruto do trabalho contínuo que os integrantes das instituições que compõem a Rede de Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescentes desenvolvem na cidade.

Com exceção dos adolescentes encontrados, em todos os outros locais a situação estava regular. Os estabelecimentos tinham avisos nas bilheterias e nos locais de venda de bebidas com alertas sobre a proibição da comercialização e fornecimento para menores de 18 anos.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo Disque 100.

Redação: CCOM-MPMA

Fotos: Promotoria de Justiça de Açailândia