https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Educação na defesa dos deficientes e idosos

Publicado em 25/03/2008 09:20 - Última atualização em 03/02/2022 17:03

Foi lançado no Maranhão, nesta terça-feira, 25 de março, o Programa Um Brasil Amigo, desenvolvido pelo Movimento Nacional de Educação no Trânsito – Monatran – com apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O evento acontece no gabinete do procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, com a presença de representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Idosos.

No Maranhão, foi lançada uma cartilha, desenvolvida para estudantes dos ensinos fundamental e médio, com informações importantes sobre o tratamento de idosos e pessoas com necessidades especiais. O material é apenas parte do programa, que abrange, ainda, outras publicações, voltadas para trabalhadores dos sistemas de transportes e para a população em geral, e cursos de capacitação para motoristas e cobradores de ônibus, envolvendo teoria e treinamentos práticos, contando com o apoio do SEST/SENAT.

Segundo o presidente do Monatran, Roberto Alvarez Bentes de Sá, o projeto vem absorvendo novos conhecimentos nos estados onde já foi implantado. O projeto Um Brasil Amigo teve início em Santa Catarina e já vem sendo desenvolvido em estados como o Mato Grosso, Pará e em Brasília.

O projeto é financiado em 70% pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e em 30% pelo Monatran. Vários estados, no entanto, disponibilizaram apoio financeiro ao programa, tornando-o de maiores proporções e com maior alcance. O presidente do Monatran afirmou, ainda, que o objetivo do movimento é interiorizar as ações, através da formação de multiplicadores de informação.

Para o promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, da Promotoria Especializada na Defesa da Pessoa Idosa, esta campanha tem especial importância, pois tem caráter educativo. “Todas as campanhas que visam a informação, a capacitação, são importantes para a nossa sociedade”, ressaltou. O promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, da Promotoria Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificou afirmando que a maior demanda da população é por informação, e que os membros do Ministério Público desempenham um papel importantíssimo como fontes de informação.

PROGRAMA NO MA: O presidente do Monatran, Roberto Alvarez Bentes de Sá, afirmou que o Maranhão havia sido escolhido para receber o programa Um Brasil Amigo na região nordeste. No entanto, apesar de inúmeras tentativas durante um ano, o movimento nunca conseguiu marcar uma audiência com o governador do estado para a apresentação do projeto. Com isso, apenas uma parte do projeto foi trazida para o estado, a partir do apoio do Ministério Público Estadual.

O procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, se comprometeu, durante a reunião de lançamento do programa, a intermediar o contato e agendar audiências com o governador Jackson Lago e com o prefeito Tadeu Palácio para a implantação efetiva do programa Um Brasil Amigo em São Luís e em todo o estado. “Faremos todos os esforços para envolver estado em uma campanha ampla, com ações concretas”, garantiu o procurador-geral de justiça.

As promotorias de defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, agora, se reunirão com os conselhos estaduais e municipais dos idosos e pessoas com deficiência para planejar a distribuição do material. Segundo o promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, além da distribuição do material impresso serão feitas palestras e mini-cursos visando a educação de crianças, jovens e profissionais dos transportes visando o desenvolvimento da cidadania.

FotoServlet
FotoServlet
FotoServlet

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)