A Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão-AMPEM e a Procuradoria Geral de Justiça, em parceria com a CONAMP e Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, lançará no dia 3 de abril, a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, em São Luís, a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. A finalidade é desencadear ações em todo o Estado mobilizando os integrantes do Ministério Público e a sociedade para o fortalecimento da ética no dia-a-dia e nas práticas dos agentes públicos.
Representantes dos segmentos sociais e entidades parceiras da Justiça estão sendo articuladas para o ato, que será encerrado com o show da banda de reggae Tribo de Jah. Estarão presentes representantes do Ministério Público, OAB-MA, Associação dos Magistrados do Maranhão, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Administrativa, ONG Transparência Brasil, entre outros.
No dia seguinte, dia 4 de abril, acontecerá no auditório da PGJ, uma mesa-redonda com a presença do idealizador e coordenador nacional da campanha, Affonso Ghizzo Neto, promotor de justiça de Santa Catarina, e o presidente da CONAMP, José Carlos Cosenzo. Neste evento será formalizado o apoio de cada membro do MP através da assinatura dos termos de adesão e da realização de audiências públicas com as comunidades do interior do Estado.
Para o procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, é preciso adotar uma nova postura no dia-a-dia pautada na ética, na transparência e na moralidade. “Todos nós temos a ver com a corrupção e deveremos combatê-la permanentemente em todas as esferas”, disse.
A AMPEM também está recebendo o importante engajamento dos meios de comunicação. O objetivo é divulgar amplamente a campanha visando atingir a maior parte da sociedade, principalmente crianças, jovens e adolescentes.
“A diretoria da AMPEM tem o compromisso de fazer com que esta campanha alcance pleno êxito ao mobilizar o Ministério Público e reafirmar seu compromisso com a transparência e a ética na gestão pública. Mas é preciso para isso que o cidadão tenha ações honestas e corretas no seu cotidiano, servindo de modelo para as futuras gerações”, asseverou a presidente da entidade classista, Fabíola Fernandes.
A campanha O que eu tenho a ver com a corrupção? foi lançada no dia 16 de março em Brasília e está ganhando as ruas do país através das ações das associações estaduais do MP. O Maranhão será o primeiro Estado a lançar a iniciativa fora da capital federal.