O I Encontro Estadual de Economistas e Contadores do Ministério Público do Maranhão será realizado nos dia 24 e 25 (quinta e sexta-feira), no Hotel Brisamar (Ponta D’Areia), a partir das 8h. Nivelar e integrar a prática dos servidores do MPMA, das áreas de Economia e Ciências Contábeis é o objetivo do evento, que é restrito aos profissionais da instituição.
Trinta servidores, entre contadores e economistas integram, atualmente, o Ministério Público em todo o estado, distribuídos em diversas áreas: Assessoria Técnica; Orçamento e Finanças; Auditoria e Controle Interno; Comissão Permanente de Licitação; Planejamento, entre outras.
A palestra de abertura “A competência profissional de assessores técnicos, economistas e contadores no desenvolvimento da prova pericial no âmbito do Ministério Público” será proferida às 9h, pelo professor e assessor pedagógico do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Católica de Brasília, Idalberto José das Neves Júnior. O palestrante é mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela mesma instituição.
Ainda no primeiro dia do encontro, a partir das 14h, acontecem os debates “Improbidade Administrativa: combate e papel do MPMA”, com o promotor de justiça Marcos Valentim Pinheiro Paixão, e “Programa Contas na Mão e Transparência Fiscal”, com o promotor de justiça João Leonardo Sousa Pires Leal. Para fechar a programação será realizada a mesa redonda “Assessoria Técnica: nivelamento de atuação, práticas e procedimentos.
Os trabalhos do segundo dia começam pela manhã, com a palestra “O TCE e as Prestações de Contas Públicas”, proferida pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José de Ribamar Caldas Furtado. No período da tarde, às 14h, tem início a mesa redonda “Economistas e Contadores do MPMA e suas diversas áreas de atuação”, que encerra a programação do evento.