Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 2, uma reunião com a procuradora de justiça do Distrito Federal, Tânia Machewka, no gabinete do procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa. Participaram, ainda, os promotores de justiça Márcia Haydée Porto de Carvalho, representando o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Rodolfo Reis e Paulo Roberto Barbosa Ramos.
Tânia Machewka solicitou ao MPMA o apoio no contato com a pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. A Fundação Escola, do MPDF, está se preparando para oferecer um curso de mestrado em Políticas Públicas e Saúde. Esta intermediação será feita pelo promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos.
A troca de informações entre as instituições trouxe novas possibilidades para a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão. A idéia é a de transformar a ESMP em uma fundação de direito privado, garantindo maior autonomia e mobilidade à escola. Esse modelo já é adotado pelos Ministérios Públicos do Distrito Federal e de São Paulo.
Segundo a promotora Márcia Haydée Porto de Carvalho, esta idéia será levada ao diretor da ESMP e apresentada à presidente da Ampem, para que seja analisada a viabilidade da transformação da Escola Superior em fundação de direito privado.