https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Nova procuradora-geral de justiça será empossada nesta sexta

Publicado em 10/06/2008 04:00 - Última atualização em 03/02/2022 17:02

FotoServlet

Membros do Ministério Público de todo o Brasil estarão em São Luís esta semana para os eventos que marcarão a posse de Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro no cargo de procuradora-geral de justiça. A solenidade acontece nesta sexta (13), às 10h, no Teatro Arthur Azevedo. Na quinta-feira, às 9h, será celebrada uma missa em ação de graças no auditório da PGJ.

Fátima Travassos foi escolhida no último dia 12 pelo governador Jackson Lago, após compor a lista com os três candidatos mais votados por promotores e procuradores de justiça para o cargo mais alto na hierarquia do Ministério Público maranhense. Além dela, compuseram a lista o atual procurador-geral de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa e o promotor de justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho.

A eleição aconteceu simultaneamente em São Luís, Timon e Imperatriz. As urnas foram instaladas na Procuradoria Geral de Justiça e nas sedes das promotorias de justiça nos outros dois municípios do interior do estado.

Também concorreram ao cargo os procuradores de justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau e José Henrique Marques Moreira e os promotores de justiça Gladston Fernandes de Araújo e José Osmar Alves.

Prioridades – Nos dois anos em que coordenará as atividades do Ministério Público maranhense, Fátima Travassos deve priorizar o aparelhamento das promotorias de justiça, fornecendo melhores condições de trabalho aos promotores e procuradores e prestando atendimento mais eficiente à população.

Segundo Fátima Travassos, a questão orçamentária é um dos maiores obstáculos para que o Ministério Público tenha uma estrutura adequada para atender às demandas da sociedade. “Hoje temos uma defasagem de pelo menos 52 cargos de promotor de justiça e um orçamento de apenas 2% da Receita Corrente Líquida do Estado, enquanto outras instituições têm 6%”, explica.

A nova procuradora-geral também pretende nomear os candidatos excedentes para o quadro de apoio técnico ministerial e discutir com os membros do MPMA os problemas institucionais a serem combatidos.

Trajetória – Fátima Travassos ingressou no Ministério Público maranhense em março de 1987. Trabalhou nas comarcas de Riachão, Dom Pedro, Rosário, Imperatriz, Itapecuru Mirim e Bacabal.

Em São Luís, exerceu funções na 14ª Promotoria Cível e na Promotoria de Justiça de Crimes contra Crianças e Adolescentes. Também foi presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM). Foi promovida a procuradora de justiça em novembro do ano passado, tendo assumido a 3ª Procuradoria Criminal.

Redação: