https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Missa inicia eventos de posse de Fátima Travassos na PGJ

Publicado em 12/06/2008 09:34 - Última atualização em 03/02/2022 16:59

FotoServlet

Com uma missa em ação de graças celebrada pelo padre Antônio dos Santos da Silva nesta quinta, 12, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, tiveram início os eventos que marcam a posse de Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro no cargo de procuradora-geral de justiça. Estiveram presentes promotores e procuradores de justiça do Ministério Público do Maranhão, além de autoridades do meio jurídico e governamental. A sessão solene de posse no cargo ocorre nesta sexta, 13, às 10h, no Teatro Arthur Azevedo.

Fátima Travassos foi escolhida no último dia 12 pelo governador Jackson Lago, após compor a lista com os três candidatos mais votados por promotores e procuradores de justiça para o cargo mais alto na hierarquia do Ministério Público maranhense. Além dela, compuseram a lista o atual procurador-geral de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa e o promotor de justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho.

A eleição aconteceu simultaneamente em São Luís, Timon e Imperatriz. As urnas foram instaladas na Procuradoria Geral de Justiça e nas sedes das promotorias de justiça nos outros dois municípios do interior do estado.

Também concorreram ao cargo os procuradores de justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau e José Henrique Marques Moreira e os promotores de justiça Gladston Fernandes de Araújo e José Osmar Alves.

Prioridades – Nos dois anos em que coordenará as atividades do Ministério Público maranhense, Fátima Travassos deve priorizar o aparelhamento das promotorias de justiça, fornecendo melhores condições de trabalho aos promotores e procuradores e prestando atendimento mais eficiente à população.

Segundo Fátima Travassos, a questão orçamentária é um dos maiores obstáculos para que o Ministério Público tenha uma estrutura adequada para atender às demandas da sociedade. “Hoje temos uma defasagem de pelo menos 52 cargos de promotor de justiça e um orçamento de apenas 2% da Receita Corrente Líquida do Estado, enquanto outras instituições têm 6%”, explica.

A nova procuradora-geral também pretende nomear os candidatos excedentes para o quadro de apoio técnico ministerial e discutir com os membros do MPMA os problemas institucionais a serem combatidos.

Trajetória – Fátima Travassos ingressou no Ministério Público maranhense em março de 1987. Trabalhou nas comarcas de Riachão, Dom Pedro, Rosário, Imperatriz, Itapecuru Mirim e Bacabal.

Em São Luís, exerceu funções na 14ª Promotoria Cível e na Promotoria de Justiça de Crimes contra Crianças e Adolescentes. Também foi presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM). Foi promovida a procuradora de justiça em novembro do ano passado, tendo assumido a 3ª Procuradoria Criminal.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)