O promotor de Justiça Domingos Eduardo da Silva, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Imperatriz, participa nesta quinta-feira (dia 26), às 15h, da audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa do Maranhão para discutir sobre o método Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado). O evento será realizado na sede da instituição e é promovido pela Comissão de Segurança Pública e Cidadania.
Domingos Eduardo foi convidado pelo legislativo estadual para expor o método Apac, com o objetivo de apresentar às autoridades maranhenses alternativas para a o cumprimento das sentenças nos presídios do Estado.
Histórico – O modelo Apac foi criado em 1974, com a proposta de criar um presídio sem policiais. Com o apoio de voluntários, a Associação propicia a ressocialização do preso, que tem oportunidade de trabalhar dentro do presídio. Uma das vertentes do trabalho é evitar a ociosidade dos apenados, que freqüentam cursos supletivos e profissionais, e participam de atividades variadas.
Os índices de recuperação alcançados ultrapassam 90%, enquanto fora do método não passam de 15%. O sistema funciona em mais de cem unidades no Brasil, uma na Costa Rica e outra no Equador. Cerca de 60 outras Apac´s estão sendo construídas em Minas Gerais e em 15 outros países.