O promotor de justiça titular da Comarca de Alcântara, Raimundo Nonato Leite Filho, realizou, na última terça-feira, 22, uma palestra para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A apresentação teve como tema “Cyberbullying e suicídios: um problema real”.
O membro do Ministério Público conceituou o cyberbullying, que é uma forma de agressão em ambiente virtual, utilizando tecnologias para intimidar, humilhar e ameaçar pessoas. As agressões podem acontecer por meio de mensagens ofensivas, exclusão social, exposição de informações privadas e utilização de perfis falsos
Na palestra, foram abordadas as diferenças entre o bullying presencial e aquele praticado de forma online e os impactos para a saúde mental das vítimas. Também foram discutidas as alterações trazidas pela lei n° 14.811/2024, que criminalizou o bullying e o cyberbullying, estabelecendo punições mais severas e ampliando a proteção às crianças e adolescentes.
Nonato Leite enfatizou o papel das instituições de ensino na promoção de medidas de conscientização e no estabelecimento de ações que promovam a cultura de paz. Ele também apontou os sinais de alerta que podem ser percebidos por colegas e professores em relação as vítimas, entre os quais estão mudanças de humor, isolamento social, queda no rendimento escolar e uso excessivo ou aversão ao uso de equipamentos tecnológicos.
Por fim, foram apresentadas estratégias que podem ser utilizadas por quem for vítima desse tipo de violência, que passam por não responder, guardar provas, buscar ajuda e denunciar às autoridades; e estratégias para a prevenção dessas práticas.
Redação: CCOM-MPMA