Em ato realizado nesta quinta-feira, 3, na sede das Promotorias de Justiça de Balsas, os candidatos a prefeito do município Alan Douglas de Oliveira, Celso Henrique Rodrigues Borgneth, Francisco de Assis Alves da Cunha assinaram a carta-compromisso de adesão à campanha “Juntos Fazemos o Trânsito”.
A solenidade foi coordenada pelos promotores de justiça Dailma Maria de Melo Brito Fernández, Antonio Lisboa de Castro Viana Júnior e Tiago Carvalho Rohrr, respectivamente, titulares da 1ª, 3ª e 4ª Promotorias de Justiça de Balsas, e idealizadores da campanha.
Na carta, os candidatos comprometeram-se que o eleito “irá cumprir e fazer cumprir as diretrizes e recomendações da campanha no município de Balsas, em fiel atendimento ao Código de Trânsito Brasileiro e suas regulamentações, efetivando-se medidas concretas de implementação, manutenção e efetivação da garantia e direitos”.
O documento está fundamentado no artigo 144, da Constituição Federal, que estabelece “como dever do Estado, da sociedade e do cidadão assegurar a todos o direito à segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas, conferindo prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente”.
CAMPANHA
Lançada no dia 27 de maio de 2024, a campanha “Juntos Fazemos o Trânsito” tem por objetivo prevenir a violência, estimular o debate sobre a segurança no trânsito e contribuir com a redução do número de acidentes. Entre as medidas de segurança previstas na iniciativa, estão o uso do capacete, respeito ao limite de velocidade, utilização do cinto de segurança e respeito à faixa de pedestres.
Nos hospitais de Balsas, há um alto índice de internações resultado dos acidentes de trânsito. Dos leitos existentes no município, em média, 65% são ocupados por pessoas vítimas de acidentes por carros ou motocicletas.
Redação: CCOM-MPMA