
Foram encerradas, na manhã desta quarta-feira, 9, na sala de audiência do Fórum da Comarca de Balsas, as atividades da primeira turma de 2025 do Grupo Reflexivo “Juntos Fazemos o Trânsito”, voltado a autores de infrações penais de trânsito no município.
O grupo integra o eixo repressivo da campanha “Juntos Fazemos o Trânsito”, desenvolvida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Balsas, que tem como titular o promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr.
A participação no grupo é uma cláusula dos Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs), firmados pelos infratores de trânsito com o MPMA. No encontro de encerramento, estiveram presentes sete acusados dos 12 notificados a comparecer à atividade.

O policial rodoviário federal Reginaldo Santos abordou o assunto “Legislação de Trânsito e suas implicações”. As facilitadoras do Centro de Justiça Restaurativa, Mônica Lima e Rafaella Moreira, apresentaram o tema “Círculo de Justiça Restaurativa”, compartilhando experiências e o aprendizado dos participantes.
A mediadora do grupo, analista da área de Serviço Social do MPMA Fernanda de Cássia Fonseca, promoveu uma reflexão entre os participantes, incentivando-os a elaborar compromisso individual com a segurança no trânsito e identificar perspectivas de mudança para evitar futuras infrações.
ENCONTROS
A primeira turma do grupo teve três encontros no mês de março, com a presença de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).
Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)