Por meio de visitas à Promotoria, iniciativa fornece informações sobre atuação do órgão
Com visita de 10 alunos de quatro escolas da rede municipal à sede da Promotoria de Justiça de Carolina, em 25 de maio, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) deu início às atividades do projeto “MP na Escola”. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Da primeira visita, participaram estudantes das unidades escolares Américo Ayres, José Queiroz, Nova Carolina e Dirceu Arraes.
O projeto objetiva aproximar o MPMA da comunidade escolar por meio de ações conjuntas entre a Promotoria de Justiça e Secretaria Municipal de Educação nas escolas públicas nas séries finais do ensino fundamental. A seleção dos alunos (com idade média de 15 anos) para as visitas é feita com base na nota bimestral nas avaliações.
Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Carolina, Marco Túlio Rodrigues Lopes, o foco da iniciativa é o diálogo entre a Promotoria de Justiça e alunos, por meio de visitas à sede local do MPMA. Nelas, são fornecidas informações sobre o funcionamento do Ministério Público e vias de acesso para garantir os direitos fundamentais do cidadão, desenvolvendo formação cidadã dos participantes.
“Trazer os alunos para conhecerem de perto o trabalho realizado pelo Ministério Público é uma forma não só de educá-los em direitos, capacitando-os a exigi-los enquanto cidadãos, como também instigar tais estudantes a serem multiplicadores desse conteúdo, cuja disseminação na comunidade certamente contribuirá na concretização de direitos das mais diversas espécies , em especial na proteção dos interesses fundamentais das crianças e adolescentes”, explica o promotor de justiça.
Ainda de acordo ele, o projeto MP na Escola também pretende fazer com que os alunos, quando retornarem às casas e comunidades deles, multipliquem essa mensagem. “Dar conhecimento a outras pessoas sobre os serviços do órgão ministerial ajuda na concretização dos direitos relacionados a educação, saúde, proteção da pessoa idosa e, em especial, a própria proteção dos interesses das crianças e adolescentes”.
ESTUDANTES
Para a estudante Yasmin Sousa, da Unidade Escolar Nova Carolina, a visita influenciou positivamente na vida dela. Levou-a a olhar com sensibilidade as necessidades das pessoas. “Quando entramos e participamos do dia-a-dia do atendimento do Ministério Público, conhecemos as necessidades das pessoas, nos sensibilizamos e percebemos a importância do papel do órgão na sociedade”.
Na visão do aluno do 9º ano Thágore Felipe, que estuda na Unidade Escolar Américo Aires e participou do projeto, “o trabalho da Promotoria é muito importante para algumas pessoas. Também vejo a importância que o Ministério Público tem na sociedade”.
Segundo Alícia Braz Pinheiro, do 9º ano, da Unidade Escolar José Queiroz, antes da visita, quando passava em frente à sede da Promotoria, achava que o Ministério Público só fiscalizava e não ajudava em certas situações. “Hoje tenho um olhar diferente sobre o Ministério Público. Agora, sei de fato o que é o trabalho que o órgão exerce na sociedade. Estou até pensando em virar promotora agora”, anuncia.
Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)