A última reunião da Comissão de Gestão Ambiental da Procuradoria-Geral de Justiça em 2024 foi realizada, nesta terça-feira, 29. Integrantes da administração superior, membros e servidores do Ministério Público do Maranhão e representantes de instituições parceiras participaram do encontro.
Coordenado pela presidente da Comissão, a procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, o momento serviu para que a comissão fizesse uma avaliação das atividades desenvolvidas no ano e apontasse perspectivas para 2025.
A subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Regina Leite, representou o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro; o diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais, representou os servidores do órgão.
Compuseram, ainda, o dispositivo de honra o promotor de justiça Cláudio Rebelo, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Luís; a superintendente de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Andrea Araújo do Carmo; e a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima, que participaram como convidadas.
A promotora de justiça-corregedora Sirlei Aires Rodrigues, representou a Corregedoria-Geral do MPMA.
Regina Leite elogiou o trabalho da Comissão Ambiental, destacando a atuação da presidente, por estar “fortalecendo no âmbito do MPMA a conscientização sobre a necessidade de manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado e ajudando a mudar as atitudes de membros e servidores”.
Mariléa Costa agradeceu as palavras e declarou que o reconhecimento ao trabalho já vem ocorrendo, inclusive, fora da instituição. Citou a classificação, como semifinalista no Prêmio CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), do projeto sobre o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da instituição.
A presidente da Comissão estendeu os agradecimentos à administração superior e a todos os servidores da instituição pelo apoio aos projetos em favor da causa ambiental.
O titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente também enalteceu o trabalho da Comissão de Gestão Ambiental e o empenho da presidente. “A senhora veste a camisa da causa ambiental e nos estimula a cada dia melhorar as nossas condutas”, ressaltou.
Cláudio Rebelo indicou, ainda, exemplos de boas iniciativas efetivadas pela Comissão de Gestão Ambiental, como o estacionamento verde, que foi instalado no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, em 2021. A ideia é uma proposta do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão e da Uema, que se tornou lei municipal, e tem a finalidade de incentivar as instituições públicas e privadas a arborizarem os estacionamentos não cobertos, independentemente do tamanho da área.
O diretor-geral da PGJ, igualmente, se manifestou para enfatizar as iniciativas da Comissão de Gestão Ambiental e aproveitou a ocasião para homenagear todos os servidores do MPMA pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.
Andrea Araujo e Karla Lima reconheceram a importância de ações como as que a Comissão Ambiental vem realizando e colocaram-se à disposição para ampliar as parcerias que têm sido implementadas. Foram citados como exemplos a ser replicados para outras instituições, além do estacionamento verde, programas como o café sustentável (que reaproveita a borra do café como adubo), licitações e compras sustentáveis, racionalização de energia e do uso de copos plásticos, entre outros.
ENTREGA DE MUDAS
Durante a reunião, foi feita a entrega de mudas de plantas como boldo e hortelã, produzidas no viveiro da própria PGJ.
Redação e fotos: CCOM-MPMA