Em reunião realizada no gabinete do procurador-geral de justiça, Danillo de Castro, nesta quinta-feira, 19, foi apresentado o relatório das atividades desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como parte do trabalho de consultoria visando à reestruturação do quadro de cargos de provimento efetivo e comissionado do Ministério Público do Maranhão. O contrato foi assinado em janeiro deste ano e tem validade de 12 meses.
O coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro Buck, explicou que, depois de um diagnóstico efetuado sobre a realidade da gestão de pessoas no MPMA, a partir de entrevistas com gestores das unidades administrativas da instituição, estão sendo apresentadas propostas para o encaminhamento das demandas.
O trabalho de consultoria da FGV prevê a reestruturação do quadro de cargos comissionados; revisão do plano de cargos, carreira e vencimentos do quadro de apoio técnico-administrativo; adequação de sistema de avaliação de desempenho com base na gestão de pessoas por competências e dimensionamento da força de trabalho (servidores comissionados, efetivos, cedidos e terceirizados).
“A partir do diagnóstico, usando como parâmetros o MP brasileiro e, especificamente, o MP do Nordeste, apresentamos e construímos diversos cenários. Buscamos identificar o que é mais adequado para o MPMA, dimensionar e estruturar propostas de lei para avançar”, informou.
Segundo Buck, a parte final da consultoria consistirá no apoio à implantação e encaminhamento das propostas, bem como na transmissão do conhecimento e dos novos conceitos formulados.
Danilo de Castro afirmou que a consultoria da FGV evidenciou dados importantes sobre a realidade orçamentária e fiscal do Ministério Público do Maranhão que irão contribuir para a tomada de decisões. “Acreditamos que com a melhoria do nosso rendimento orçamentário, consequentemente vamos otimizar a situação dos servidores do nosso Ministério Público, que terão mais oportunidades de ampliar a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, avaliou.
A reunião foi acompanhada pelos subprocuradores-gerais de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite; para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto; pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques; pelo diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais; pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Moraes; e pelos servidores da CGP Tamara Assunção e Adriano Mesquita
Redação e fotos: CCOM-MPMA