Em reunião virtual realizada na manhã de segunda-feira, 25, foi apresentado à equipe da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão o sistema e-MonitOre, utilizado pelo Ministério Público de Goiás para automatizar o processo de correição das Promotorias de Justiça e dos promotores de justiça. A ideia é que a ferramenta também passe a ser utilizada pelo MPMA.
Além da corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco, também participaram da conferência virtual os promotores de justiça corregedores Cássius Chai, Francisco Aquino, Geraulides Castro e Maria de Jesus Heilmann; e a chefe de gabinete da Corregedoria-Geral, Alessandra Darub. O servidor do MPGO William Guimarães apresentou a palestra de demonstração do e-MonitOre.
SISTEMA
No projeto original do sistema e-MonitOre, a proposta foi a criação de um formato padrão de relatório gerado automaticamente, com o objetivo de automatizar o processo de correição.
Em Goiás, eles utilizam o ciclo correicional, onde o sistema sempre busca os dados da atuação do membro/Promotoria desde a última correição até o dia em que é gerado o relatório para a próxima correição. Além do material disponível no dia da correição, são analisadas as informações desde a última correição efetuada.
O objetivo do ciclo correicional é ajudar a melhorar o desempenho por meio de um diagnóstico, identificando se houve ou não melhora e quais são os pontos a serem aperfeiçoadas. O e-MonitOre interage com o sistema de recursos humanos e cria uma base de dados com o mapeamento daquilo que interessa para a correição.
A ferramenta também identifica a trajetória do membro e utiliza dados que são registrados no Conselho Nacional do Ministério Público, por meio do sistema de Controle de Visita dos promotores.
As tratativas para concessão de utilização do e-Monitore estão sendo realizadas junto ao corregedor-geral do MPGO, Paulo Sérgio Prata Rezende, mas começaram com seu antecessor Sérgio Abinagem.
A corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco, agradeceu a disponibilidade dos representantes do MPGO em compartilhar informações sobre e-MonitOre, ressaltando a importância dessas novas ferramentas no trabalho ministerial. “A ideia do Ministério Público é de se atualizar, possibilitando condições de dar o melhor retorno possível à sociedade”, concluiu.
Redação: Jefferson Aires
Fotos: Fabíola de Mesquita