https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Eixos de Atuação

1 – USO RACIONAL DOS RECURSOS E BENS PÚBLICOS

Trata-se do eixo econômico do Programa INTEGRAR E FLORESCER, visando a gestão dos gastos públicos administrativos. O consumo consciente de recursos (água, energia…) e bens públicos (papel, copos plásticos, toner…), além de preservar o meio ambiente, gera economia financeira, possibilitando o emprego da verba em melhorias para a Instituição. 

Através do diagnóstico socioambiental do MPMA é possível fazer o planejamento e o monitoramento dos gastos, atuando de forma estratégica na busca da consciência ambiental e de índices razoáveis de consumo.

2 – GESTÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS GERADOS

A gestão adequada de resíduos gerados é um eixo temático de alto impacto à sociedade. Isso porque tem-se a falsa sensação que, ao se retirar os resíduos gerados nas residências ou instituições para fora dos próprios muros, a problemática estaria solucionada. A verdade é que a destinação de resíduos é um dos temas mais atuais e urgentes da área do meio ambiente. 

Fazendo a sua parte, a questão da gestão dos próprios resíduos foi pensada como política institucional do MPMA. O objetivo é, cada vez mais, otimizar a utilização dos resíduos através da política dos 5Rs: Reduzir; Repensar; Reaproveitar; Reciclar; Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

3 – QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

O eixo temático de qualidade de vida no ambiente laboral visa conjugar trabalho, lazer e saúde, melhorias nas relações interpessoais e o aumento da qualidade de vida, assegurando a satisfação pessoal dos membros, servidores e colaboradores. As mais diversas ações permite ao corpo humano da instituição se INTEGRAR E FLORESCER.

4 – SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES

Sensibilizar e capacitar é a forma de propagar a consciência ambiental de geração em geração. A realização de cursos, treinamentos, palestras e campanhas através de um calendário institucional busca INTEGRAR as pessoas à causa.

5 – LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Implementando o art. 3º da Lei nº 8.666/1993, o Programa INTEGRAR E FLORESCER visa implantar no âmbito do Ministério Público do Estado do Maranhão os preceitos de Licitações e Contratos Sustentáveis. O objetivo é garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

6 – OBRAS E REFORMAS SUSTENTÁVEIS 

O eixo temático de obras e reformas visa garantir que na instituição qualquer serviço relacionado ao tema considere os critérios de sustentabilidade e o uso de materiais ecologicamente corretos. A sustentabilidade na engenharia e arquitetura deve ser vista por três vertentes, a ambiental (preservação do meio ambiente), a financeira (economia e potencialização de recursos) e a social (focando na acessibilidade dos projetos).

SAIBA MAIS

Projeto Integrar e Florescer

Documentos Relevantes

Ações Desenvolvidas

Resultados Alcançados