O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (17), um exemplo de como será a vídeo-prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a ser oferecida pela primeira vez aos candidatos surdos no Enem 2017. Qualquer pessoa pode acessar o simulado para conhecer o recurso.
São 60 questões de edições anteriores do Enem, de diferentes níveis de dificuldade. Elas foram traduzidas em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que já oferece em seu vestibular a versão em Libras. Para acessar a prova, clique aqui.
Cada pergunta é apresentada sob o formato de vídeo, em que é lida por um intérprete de Libras. Existe a opção também de visualizar a questão na versão escrita, na língua portuguesa. No modelo disponibilizado pelo Inep, é preciso marcar a alternativa pelo site.
Já no Enem 2017, o candidato surdo terá de assinalar a alternativa no cartão de respostas impresso, como os demais participantes. Nos dias da prova, além de poder assistir eletronicamente aos vídeos, as pessoas com deficiência receberão também o caderno físico de questões.
Outras adaptações
No ato da inscrição do Enem 2017, o candidato com surdez pode optar por três diferentes recursos:
vídeo-prova traduzida em Libras (descrita acima). Em cada sala, até 20 pessoas podem usar o recurso;
auxílio de tradutor-intérprete de Libras, para a tradução de orientações gerais e esclarecimento de dúvidas específicas da língua portuguesa escrita. Nesse caso, não há tradução integral da prova. Em cada sala, pode haver até seis pessoas, com dois tradutores;
recurso de leitura labial, em que um profissional usa técnicas de interpretação e de leitura dos movimentos labiais. Em cada sala, há também dois profissionais para até seis candidatos.
Inscrição
As inscrições para o Enem 2017 vão até sexta-feira (19), às 23h59. Os candidatos surdos que queiram usar um dos recursos acima devem anexar laudo médico que comprove a deficiência.
Eles também têm direito a uma hora a mais para realizar o exame, desde que solicite esse benefício na inscrição.
Em caso de dúvidas, o Inep disponibiliza o seguinte canal de comunicação: enemlibrasexperimental@inep.gov.br.
FONTE: http://g1.globo.com/educacao/noticia/enem-veja-como-sera-a-prova-traduzida-em-libras-para-os-surdos.ghtml