https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Escolas do MP e Colegiado de Diretores empossam nova diretoria

Na manhã desta quinta-feira (28/02), durante a primeira reunião do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), foi empossada a nova diretoria do colegiado. Assumiu como presidente o procurador de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do MP-SP, tendo como vice-presidente o promotor de Justiça do Paraná Eduardo Diniz Neto, presidente da FEMPAR. O mandato da nova diretoria é de um ano.

Participaram da reunião, que continua nesta sexta-feira (29/02), membros do Ministério Público do Paraná, São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Maranhão, Espírito Santo, Tocantins e Rio Grande do Norte.

 A abertura da reunião foi feita pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, que falou sobre os “Desafios Atuais do Ministério Público”. Giacoia abordou a importância do desenvolvimento funcional e destacou o papel social e humano do Ministério Público, como instrumento para uma sociedade mais igualitária. “Nossa arma é a lei e a Justiça, a boa causa. Sejamos os combatentes do bom combate dessa luta santa. Somos os guerreiros modernos”, disse, lembrando que os membros do MP não devem buscar a Justiça somente dentro dos seus gabinetes, e sim saindo para as ruas, onde se desenrolam as mazelas da sociedade. Sarrubbo continuou na mesma linha: “O promotor de Justiça deve ser, antes de mais nada, um ser humano preocupado com se us semelhantes. Esse deve ser o nosso desafio”. Em nome do MP-PR, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e coordenadora do CEAF/MP-PR, Samia Saad Gallotti Bonavides, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos.

A PEC 37 foi um dos temas abordados no primeiro dia da reunião. Sarrubbo apontou que uma das principais dificuldades enfrentadas atualmente pela Instituição é a Proposta de Emenda Constitucional que pretende limitar os poderes de investigação, em análise no Congresso. O promotor Eduardo Diniz também apontou a PEC 37 como uma das grandes preocupações atuais do MP. “Sabemos que politicamente tudo é possível e não podemos esmorecer”. O vice-presidente do CDEMP destacou que a eventual aprovação da PEC representaria um retrocesso.

O CDEMP – Associação civil sem fins lucrativos, criada em 1997, o Colégio reúne os diretores dos Centros de Estudos e das Fundações Escola do Ministério Público de todo o país, com o objetivo de estabelecer intercâmbio científico entre as instituições.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado de Paraná.