https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Grupo Reflexivo para homens conclui turma em formato virtual

Publicado em 02/08/2021 08:29 - Última atualização em 03/02/2022 16:01

20210724 171034O Ministério Público do Maranhão concluiu, no último sábado, 31 de julho, as atividades do Grupo Reflexivo para homens em São Luis. A atividade foi realizada na sede da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), localizada no Calhau, e contou com a presença de participantes e de membros da Promotoria de Defesa da Mulher.

O Grupo Reflexivo é uma iniciativa voltada para conscientizar homens que sofreram sanção referentes a medidas protetivas por violência doméstica. O trabalho foi inspirado no projeto “Por uma cultura de paz”, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo educar sobre o contexto da violência contra a mulher e estimular os participantes a refletirem sobre suas ações.

As atividades tiveram início em janeiro deste ano e, devido à pandemia da Covid-19, foram realizadas em formato virtual. Em cada encontro semanal, os participantes debateram temas como tipos de violência, direitos e habilidades sociais.

De acordo com a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, Selma Martins, durante quase dois anos de atuação, o grupo já recebeu cerca de 50 participantes, e os resultados são extremamente positivos. “Eles chegam insatisfeitos por estarem no grupo, sentem-se culpados, condenados, quando, na verdade, não se trata disso. Ao final de três meses eles atingem um objetivo esperado: se modificam. E é isso que o Ministério Público quer, transformar essa sociedade”, ressaltou.

A promotora destacou também algumas particularidades da turma que se encerrou. “Esse grupo reflexivo de 2021 foi diferente. Ele me fez perceber que os homens, quando recebem as medidas protetivas, não sabem do que se trata, eles precisam também de orientação. Eles também sugeriram temas novos para debate”, contou a promotora de Justiça.

A psicóloga Denyse Campos, que conduz e coordena os encontros, destacou a importância do grupo para os participantes. “É um espaço de conscientização e de fala no qual eles se sentem acolhidos. A partir dos temas debatidos, promovemos a conscientização para uma mudança no olhar sobre si mesmo, sobre a mulher e de comportamento” ressaltou.

Vale destacar que, nesta segunda-feira, 2, o Ministério Público do Maranhão deu início às ações da campanha Agosto Lilás – 15 anos da Lei Maria da Penha, com realização de atividades e divulgação de conteúdos informativos nas redes sociais.

Redação: Fabíola de Mesquita (CCOM-MPMA)