A corregedora-geral do Ministério Público, Themis Pacheco de Carvalho, e membros da Corregedoria conversaram, na manhã desta quinta-feira, 6, por meio de videoconferência, com promotores de justiça da cidade de Imperatriz. A reunião foi agendada a pedido do diretor das Promotorias da região, Domingos Eduardo da Silva, tendo em vista o alinhamento das ações entre a corregedoria e os promotores.
Themis Pacheco destacou que o principal papel da corregedoria é a orientação, visando, assim, o aperfeiçoamento das atividades funcionais. Ela ressaltou também a importância da atualização dos currículos dos promotores, como forma de auxiliar nas avaliações por ocasião das promoções, visando o caráter meritório. Para alcançar esse objetivo, a corregedora disse ser fundamental o trabalho junto ao Sistema Integrado do Ministério Público.
Na ocasião, também foi discutida a ajuda, por meio do acompanhamento virtual, às promotorias que apresentam mais dificuldades na realização dos seus trabalhos, devido à alta demanda processual, como forma de auxiliá-las nos principais problemas “Nós estamos trabalhando junto à informática e ao SIMP para ter uma visão melhor e mais atenta às promotorias e ao trabalho desenvolvido por elas”, disse a corregedora-geral.
Os promotores levaram à Corregedoria questões sobre a atividade das promotorias como o plantão regional e a possibilidade da realização de audiências virtuais. Eles também fizeram votos de boa gestão à nova corregedora, destacando a qualidade da equipe por ela escolhida. O promotor de justiça Frederik Bacelar Ribeiro destacou a importância da primeira correição virtual realizada na última segunda-feira (3). “A corregedora e a sua equipe já deram um passo enorme com a correição virtual, que auxiliará os demais colegas para agilizar a realização das próximas correições”, disse o promotor. Outras correições virtuais serão realizadas ao longo do semestre.
Themis Pacheco reafirmou também a disposição da corregedoria para receber as demandas dos promotores. “Eu quero que tenhamos uma relação de colegas. Eu sempre fui uma promotora atuante, combativa, estando sempre ao lado do cidadão. Estou chegando à Corregedoria com esse olhar de promotora que compreende as dificuldades enfrentadas nas promotorias, pensando, dessa forma, em construir um futuro melhor”, enfatizou.
O diretor das Promotorias de Imperatriz avaliou como positivo o encontro. “Foi uma reunião proveitosa, pudemos conversar e colocar em pauta não somente a necessidade de realizar as audiências virtuais, que já era uma proposta da Corregedoria-Geral, mas também aproveitamos para discutir outros assuntos”, disse o promotor Domingos Eduardo.
Também estiveram presentes na reunião, além da corregedora-geral e membros da sua equipe, os promotores de justiça: Alessandro Brandão Marques, Domingos Eduardo da Silva, Frederik Barcellar Ribeiro, Thiago de Oliveira Costa Pires, Paloma Ribeiro Gonçalves, Alenilton Santos, Sandro Biscaro, Aline Matos Pires, Uiara de Melo Medeiros e Naylma Ribeiro.
Redação: CCOM-MPMA