A cidade de Imperatriz sediou na tarde desta quarta-feira, 11, o Encontro Regional de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 do Ministério Público do Maranhão. O evento foi realizado no Hotel Residence e teve a participação de promotores de justiça de comarcas da Região Tocantina e do Sul do estado.
A atividade faz parte do projeto de revisão do 1º ciclo aprovado pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE), presidida pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. O encontro atende ao que foi estabelecido no Ato Regulamentar nº 26/2022, no qual o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) deve ser reavaliado a cada três anos ao longo do período de vigência.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o chefe do MPMA destacou a importância do aperfeiçoamento de rotinas institucionais e procedimentos administrativos com o intuito de ampliar as ações estratégicas da instituição.
“Agradecemos a participação de todos os promotores de justiça aqui neste encontro e suas contribuições para o aperfeiçoamento do planejamento estratégico. É fundamental conhecer a realidade de cada comarca e as propostas para o desenvolvimento de soluções em benefício da sociedade e de ações a serem adotadas pelo Ministério Público”, enfatizou Danilo de Castro.
O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Meirelles Mendes, explicou que, por abranger um período com longa duração, o planejamento estratégico precisa passar por revisões a cada três anos.
“Estabelecemos como método fazer a revisão de forma regional e a primeira é em Imperatriz. Procuramos vivenciar as questões de cada região para que isso possa, efetivamente, refletir o Ministério Público do Estado do Maranhão como um todo e esse instrumento consiga trazer a resolutividade e a efetividade da atuação ministerial esperada por todos”, afirmou o promotor de justiça.
O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques, também se manifestou sobre a relevância de planejar e aprimorar os procedimentos na área administrativa e finalística. O encontro contou com a participação da subcorregedora-geral do MPMA Maria Luiza Ribeiro Martins e do promotor de justiça Reginaldo Júnior Carvalho (assessor da PGJ).
CALENDÁRIO
Além de Imperatriz, serão realizadas oficinas em outras cinco regionais:
São Luís (capital) – dia 17/09; São Luís (Grande Ilha – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, regionais da Baixada e Chapadinha) – dia 26/09; São Luís (Administração Superior e área administrativa) – dia 10/10; Bacabal – dia 22/10 e Timon – dia 31/10.
Redação e fotos: CCOM-MPMA