Medalhista olímpica brasileira mais jovem, maranhense Rayssa Leal tem quadro em sua homenagem no Espaço de Artes Mário Leonardo Pereira
Ainda com quadros em exposição nas Promotorias de Justiça de Imperatriz, a artista Ijanes Guimarães doou um quadro para o Espaço de Artes Mário Leonardo Pereira. A obra homenageia a skatista Rayssa Leal, que ficou conhecida mundialmente como “Fadinha”. O quadro será tombado como patrimônio do Ministério Público do Maranhão e ficará exposto mesmo depois que terminar a mostra na sede das Promotorias, em 21 de junho.
O título da obra é “Skate” e foi pintada em 2019. A tela faz parte da série da artista, intitulada “Brincadeira na Beira Rio – Fada do Skate” e mede 80×90 cm. A técnica utilizada foi óleo sobre tela e está avaliada em R$2.100.
“É uma honra receber o quadro em homenagem à Rayssa Leal nas Promotorias de Justiça de Imperatriz. Temos certeza que as pessoas que vêm ao Ministério Público irão apreciar esta obra de arte e lembrar com carinho desta menina que é tão importante para nós e que representa tão bem a nossa cidade, o nosso estado”, ressalta a curadora do Espaço de Artes Mário Leonardo Pereira, Iane Carolina Silva.
EXPOSIÇÃO
O Ministério Público do Maranhão inaugurou a mostra de artes Bela Infância no Espaço de Artes Mário Leonardo Pereira na segunda-feira, 20 de maio. A exposição traz quadros da artista Ijanes Guimarães, que debatem a temática do Maio Laranja: o combate à exploração sexual infantil.
Ijanes Guimarães é piauiense, mas vive no Maranhão desde muito pequena. Com o trabalho marcado por cores vibrantes, usa estilo figurativo e traz as meninas negras como sua inspiração. Com suas telas, aborda a infância, o preconceito, a gordofobia, dentre outros temas caros à sociedade.
RAYSSA LEAL
Com apenas 16 anos, Rayssa Leal é imperatrizense e a mais jovem medalhista medalhista olímpica brasileira, tendo conquistado a prata nos Jogos Olímpicos de 2020, realizados em Tóquio.
Rayssa Leal conquistou, em 19 de maio, a medalha de ouro na etapa da China do Pré-Olímpico de Skate, competição que valeu pontos para o ranking classificatório para os Jogos de Paris. A maranhense já garantiu a vaga nas Olimpíadas e, com esta vitória, mesmo que ela não participe da última prova classificatória, em junho, na Hungria, não será ultrapassada.
Redação: CCOM-MPMAFotos: Iane Carolina