O Ministério Público do Maranhão realizou na última quinta-feira, 15, o primeiro encontro do Projeto Florescer e o Grupo Reflexivo de Mulheres em Imperatriz. A atividade foi realizada na Casa da Mulher Maranhense e recebeu mulheres em geral.
A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) e a Casa da Mulher Maranhense. O início do primeiro grupo faz alusão ao Agosto Lilás, mês de Combate à Violência de Gênero. O projeto, no entanto, será realizado de forma permanente.
Conduziram as reflexões do primeiro encontro a titular da 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Gabriele Gadelha, e as analistas ministeriais Patrícia Aguiar Tavares, mestre em Desenvolvimento Regional, e Camila Sousa, mestre em Políticas Públicas.
Na oportunidade foram abordadas várias situações do cotidiano como assédio sexual, assédio moral, traição no relacionamento, mercado de trabalho e educação, entre outros.
As atividades do Grupo Reflexivo de Mulheres dessa primeira turma serão realizadas às quintas-feiras, de 14h às 16h, na Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, com grupos abertos, ou seja, qualquer interessada pode participar. Cada turma terá cinco encontros quinzenais.
No próximo encontro o técnico ministerial, especialista em Gestão de Políticas Públicas e doutorando em Direito, Ezequias Mesquita, também participará das reflexões.
Redação e fotos: Iane Carolina (CCOM-MPMA)