O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Maranhão (CAO-IJ), Gleudson Malheiros, participou, no último dia 30, do Encontro Estadual sobre Violência no Ambiente Escolar. O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), em Imperatriz, para profissionais da educação e da saúde da região.
O representante do Ministério Público participou da primeira Roda de Conversa do Encontro com o tema “Dever de Comunicação: Notificações Obrigatórias”. Gleudson Malheiros explicou como identificar os atos de violência em suas diversas formas (física, psicológica, sexual, etc.), para, assim, intervir e comunicar aos órgãos competentes como a Polícia ou os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), dentre outras medidas.
“Além de serem muito importantes para que se gere uma cultura de paz nas escolas, as comunicações sobre violência são obrigatórias. A omissão de comunicado sobre atos de violência é considerada ilegal, infração administrativa, podendo inclusive gerar multa”, destaca o coordenador do CAO-IJ.
O evento contou com outras rodas de conversa e teve como objetivo buscar estratégias de enfrentamento e combate à violência nas escolas.
Redação: Iane Carolina (CCOM MPMA)