https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Karla Adriana Vieira é reconduzida para direção da ESMP

Publicado em 05/07/2022 14:02 - Última atualização em 15/08/2022 12:17

Solenidade foi realizada no Memorial do MPMA

Em solenidade realizada, na manhã desta terça-feira, 5, no espaço do Memorial do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, a promotora de justiça Karla Adriana Holanda Farias Vieira tomou posse como diretora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão para o biênio 2022-2024. Este é a segundo mandato dela à frente da Escola. A cerimônia foi acompanhada por membros e servidores do MP, autoridades de outras instituições, convidados e visitantes.

“As escolas institucionais são o celeiro onde é elaborado o desenho do Ministério Público do futuro”, com essa afirmação, destacando a importância das escolas e da ciência para a melhoria dos serviços prestados pela instituição ministerial, Karla Adriana Vieira iniciou o seu discurso de posse, após saudar todos os presentes.

A diretora afirmou que a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, com mais de 30 anos de existência, construiu uma história de responsabilidade no aprimoramento da formação das pessoas que compõem a instituição. “Nós temos o compromisso de preparar, da melhor maneira possível, aqueles que promovem a justiça para a sociedade maranhense. Acreditamos na educação continuada, porque muita coisa já não cabe mais neste mundo”, enfatizou.   

Karla Adriana destacou a importância das escolas e da ciência para o MP

Sobre as diretrizes do órgão, a gestora declarou que a palavra a ser seguida na ESMP é coesão, um compromisso assumido pela unidade já no biênio anterior. “Coesão se constrói com o constante diálogo com a sociedade, com as universidades e com os demais atores e instituições do sistema de justiça”, completou.

Ao encerrar, a promotora de justiça agradeceu a confiança renovada pelo chefe do MPMA, Eduardo Nicolau, e pelo Colégio de Procuradores. Igualmente destacou a promoção de 182 atividades no primeiro mandato da sua gestão à frente da ESMP que alcançaram mais de 15 mil pessoas. “Fomos solo de indígenas, quilombolas, da população LGBTQI+, de crianças e adolescentes, de pessoas com deficiência e de tantos outros. Creio que cumprimos bem o nosso dever e continuaremos a fazê-lo”, concluiu Karla Adriana Vieira.

HOMENAGENS

Falando em nome da equipe da ESMP, a servidora Maíra Castro afirmou que a gestão da diretora Karla Adriana é acolhedora e compromissada, o que gera bons resultados para a instituição. Para marcar a homenagem, ela citou uma reflexão do escritor moçambicano Mia Couto, como forma de exemplificar os votos de sucesso para a gestão da escola. “Sou escritor e cientista. Vejo as duas atividades, a escrita e a ciência, como sendo vizinhas e complementares. A ciência vive da inquietação, do desejo de conhecer para além dos limites. A escrita é uma falsa quietude, a capacidade de sentir sem limites. Ambas resultam da recusa das fronteiras, ambas são um passo sonhado para lá do horizonte”.

Gilberto Câmara mencionou a parceria entre a Ampem e a ESMP

Em seguida, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior, discorreu sobre as parcerias firmadas entre a Ampem e a ESMP no primeiro biênio, especialmente o debate científico sobre o direito das vítimas, discussão que já alcançou o Congresso Nacional, onde tramita um projeto de lei com o tema. “A sua gestão à frente da escola foi aprovada pelos colegas, principalmente no que diz respeito à aproximação dos temas dos cursos ofertados com a realidade prática dos promotores e procurados de justiça. Por isso, desejo uma excelente gestão neste biênio que inicia”, declarou.

Procurador-geral de justiça ressaltou o trabalho dos membros da instituição durante a pandemia

Encerrando os pronunciamentos na cerimônia, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, cumprimentou todos os presentes e abordou os esforços da administração superior e dos membros da instituição para manter o trabalho regular durante a pandemia, especialmente com o uso de recursos digitais devido ao necessário distanciamento, modelo adotado também pelas atividades implementadas pela Escola Superior. “A pandemia da Covid-19, para mim, foi a nossa terceira guerra mundial, quando ficamos sem contato, sem afeto e sem carinho. Daí, recorremos incessantemente à internet, praticando nossos cursos e atividades de aperfeiçoamento a distância, o que se refletiu nos números alcançados e registrados pela ESMP. Por isso, vamos continuar esse trabalho”, concluiu.

Também compuseram o dispositivo de honra Danilo Castro Ferreira (subprocurador de justiça para Assuntos Jurídicos), Regina Maria da Costa Leite (subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos), Themis Maria Pacheco de Carvalho (corregedora-geral do MPMA), Maria Francisca Galiza (desembargadora do Tribunal de Justiça) e Cristiane Marques (1ª subdefensora-geral da Defensoria Pública do Maranhão).

HOMENAGEM NACIONAL

Uma das homenagens recebidas prela diretora da ESMP, foi a mensagem encaminhada pelo promotor de justiça do Ministério Público do Paraná e presidente do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CDEMP), Eduardo Cambi. “Quero registrar a minha imensa felicidade em ver a colega Karla, uma mulher virtuosa e sensível, que se dedica à boa causa da educação, à frente da Escola Superior do MPMA pelo biênio 2022-2024. As constantes realizações desta escola têm contribuído com a construção da Rede de Educação do MP brasileiro. Karla é a pessoa certa no lugar certo. Sua recondução é a certeza de que o futuro, por meio de uma educação de qualidade, será mais humano e, portanto, melhor”.

Redação: CCOM-MPMA