Foi realizado, em 24 de outubro, na Igreja Batista, em Lago da Pedra, o ciclo de palestras Mãos Unidas: Mulheres que inspiram, homens que apoiam – O Ministério Público e as mulheres que semeiam coragem e determinação. O evento foi coordenado pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Lago da Pedra e que também responde pela 2ª unidade do Ministério Público do Maranhão (MPMA) na comarca, Aarão Carlos Lima Castro.
A atividade foi iniciada com a palestra da psiquiatra Nemércia Pinheiro, intitulada “Mulheres que semeiam coragem e determinação são mentalmente saudáveis”. A enfermeira especialista em Gerontologia e mestre pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Polyanna Castro, tratou do tema “Autocuidado: A chave para envelhecer com saúde e vitalidade”.
A educação emocional das crianças foi o foco da apresentação da psicóloga Carla Janielle Rodrigues. A pós-graduanda em Direito Público, Sara Nunes, abordou a temática “Vozes corajosas: identificando e combatendo os tipos de violência doméstica”.
Profissional especialista em Psicologia Hospitalar e Terapia Cognitivo-comportamental, Mirian Castro tratou do assunto “Violência doméstica como fator de risco para o câncer de mama”.
A pedagoga e especialista em Educação Especial, Angélica Oliveira, discorreu sobre o tema “Virtudes de uma mulher bíblica para os tempos atuais”. A especialista em Direito Administrativo, Annabel Costa, abordou a temática “Um toque de amor” e a mestre em Direito Constitucional Wanessa Macedo falou sobre o tema “Fé em ação: amizades que curam”.
As características do programa Sebrae Delas foram apresentadas por Natália Costa, coordenadora da iniciativa, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com foco no incentivo e o fortalecimento da cultura empreendedora das mulheres.
Também foi realizada uma mesa-redonda que discutiu o tema “Apoio e redes de solidariedade: fortalecendo a autoestima feminina”, com a participação da professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Ana Caroline Oliveira; da articuladora regional da Unidade Regional de Educação (URE) de Lago da Pedra, Ednólia Farias, e a articuladora de polo da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco, Valdimara Costa.
ATIVIDADES
Foram realizadas atividades como Fisioterapia Geriátrica, com a profissional Lenizia Farias; Orientações sobre primeiros socorros, com a equipe do Instituto Lagopedrense de Educação e Extensão Faculdade (Ilede), e o Curso de Defesa Pessoal, com o professor Jardielves Silva.
As ações incluíram orientações da Ouvidoria do MPMA, do Sebrae, consultas médicas, odontológicas, dermatológicas, oftalmológicas, serviços como aferição de pressão, entre outras.
PARTICIPANTES
Estiveram presentes no evento os juízes Marcelo Farias e Guilherme Sousa, a prefeita Maura Jorge Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal, Cícero Amaro dos Santos, que representou as outras câmaras municipais da comarca. O advogado Admir Lima representou a Subseção da OAB – Bacabal.
Outros participantes foram a assessora ministerial Dayana Santos e a servidora Emanuele Mendonça, que representou a ouvidora do MPMA, procuradora de justiça Sandra Elouf. A assessora jurídica Diulhya Albuquerque foi a representante da Defensoria Pública de Lago da Pedra.
O Frei Fernandes representou a Igreja Católica e a Igreja Batista foi representada pela pastora Annabel Costa.
Redação: CCOM-MPMA