A Ouvidoria Geral do Ministério Público – MA aproveita a proximidade do dia 12 de outubro para falar da importância do Dia das Crianças. É comum neste dia que as crianças sejam presenteadas com brinquedos, jogos, roupas etc.
Porém, isso que foi falado acima é irrelevante perto do que vemos todos os dias, que são crianças nas ruas das cidades, pedindo esmolas, muitas delas abandonadas por suas famílias e sem condições para viver. Outras vendendo balas para ajudar no sustento de sua casa, tendo obrigação de trabalharem ainda tão pequenas.
O certo seria que essas crianças tivessem a oportunidade de frequentar uma escola, para ter um futuro melhor, com uma profissão que possa garantir uma vida de qualidade. Por essa falta de oportunidade muitas delas caem na marginalidade, se envolvendo com drogas, prostituição e roubos, prejudicando suas vidas.
Importante lembrarmos que quando somos crianças é quando mais sonhamos. Não devemos amputar o futuro destas criaturas maravilhosas que são tão cheias de bondade e pureza.
“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”
(Pitágoras)
“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.”
(Oscar Wilde)
“As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo.”
(Giacomo Leopardi)
Redação: Eduardo Filipe Bezerra Teixeira (Ouvidoria-MPMA)