A Ouvidoria Geral do Ministério Público – MA traz no momento de reflexão de hoje reflexões sobre a importância do meio ambiente para a humanidade. Estamos passando por um momento delicado em que a busca por interesses tem causado problemas ambientais que ameaçam a todos nós. O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para sua sobrevivência e evolução. A sociedade não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem clima propício. E não há economia sem um ambiente estável.
Nós temos que assumir o papel comprometedor de conscientizar as pessoas a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. O sucesso desta luta será de toda a humanidade. E só assim poderemos desfrutar de consciência limpa toda a nossa biodiversidade, e contemplar com prazer a nossa flora e fauna.
“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”
(Jean-Jacques Rousseau)
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
(Mahatma Gandhi)
“É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.”
(Victor Hugo)
Redação: Eduardo Filipe Bezerra Teixeira (Ouvidoria-MPMA)