A Ouvidoria Geral do Ministério Público – MA, convida para um momento de reflexão.
Preconceito
O preconceito está presente no nosso cotidiano e se manifestam das mais diferentes maneiras: seja por causa da raça, da condição sócio-econômica, da religião, questões culturais, aparência física, sexualidade, por ter um gosto diferente ou por quaisquer outros motivos. Respeitar o semelhante e compreender que cada pessoa é diferente também diminui o preconceito.
Racismo
A luta contra o racismo e as desigualdades raciais precisa ser uma bandeira defendida por toda a sociedade. A eliminação do racismo traz benefícios a todos, como a queda da violência, o aumento das oportunidades e a ampliação do nível intelectual da população como um todo. É preciso fortalecer políticas que contemplem todos os grupos.
Bullying
Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes e agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana.
“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem; somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”
(Simone de Beauvoir – Escritora)
Em contraponto a esta citação acima, temos esta outra:
“Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria. “
(Marilyn Monroe – atriz)
Redação: Eduardo Filipe Bezerra Teixeira (Ouvidoria-MPMA)