
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou, na manhã desta terça-feira, 18, na Sala do Colégio de Procuradores, na Procuradoria-Geral de Justiça, a primeira reunião do Comitê Gestor do Sistema Eletrônico de Informação – SEI. O encontro marca o início da transição do sistema de gestão documental do MPMA, substituindo o atual Digidoc pelo novo sistema eletrônico.
A reunião foi presidida pela chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Thereza Muniz de la Iglesia, e contou com a participação dos promotores de justiça Ednarg Marques, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Fábio Mendes, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, e Gabriel Sodré, chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral do MPMA. Durante o encontro, o funcionamento do SEI foi apresentado pelas servidoras Géssica Mota, da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), e Nayana Sobral, coordenadora da Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação.
A implantação do SEI no MPMA visa aprimorar a tramitação dos processos administrativos eletrônicos, proporcionando mais agilidade, transparência e eficiência na gestão documental. O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação, e é amplamente utilizado em diversos órgãos públicos do país. A cessão do sistema pelo TRF4 é realizada sem ônus para as instituições.
Dentre as vantagens do SEI, destacam-se a padronização dos procedimentos administrativos, a economicidade, a redução do uso de papel e a integração com outras plataformas governamentais. O modelo de gestão colaborativa do sistema permite atualizações constantes, garantindo melhorias na segurança da informação e na acessibilidade. Sua interface responsiva permite o acesso também por dispositivos móveis, facilitando a gestão dos documentos e processos.
MODERNIZAÇÃO
De acordo com Thereza Muniz, a adoção do SEI segue um objetivo da administração superior de modernizar os processos no Ministério Público do Maranhão para garantir uma atuação mais eficiente para a população. “Assim como ocorreu na área fim, com a adoção do SIMP3+ (Sistema Integrado do Ministério Público), na área meio teremos a substituição do Digidoc pelo SEI para agilizar nossos processos, como determinou nosso procurador-geral de justiça. São melhorias que terão um impacto positivo no dia a dia da instituição e no atendimento ao cidadão”, destacou a chefe de Gabinete do PGJ.
Redação: CCOM-MPMA