O Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Mulher, encerrou, nesta quinta-feira, 31, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital, mais uma turma do Grupo Reflexivo para homens. A atividade foi coordenada pela promotora de justiça Selma Martins, titular da Promotoria de Justiça.
A turma foi iniciada no dia 15 de junho, com a realização de 10 reuniões e a participação de 30 homens. Durante os encontros, foram abordadas questões sobre de gênero, pornografia na internet, atenção plena, comunicação não violenta, a defesa do homem, Lei Maria da Penha e ações do Ministério Público, a saúde do homem, dependência química, direitos humanos das mulheres e encerrando com discussões sobre mulher e mídia.
O estudante Felipe da Silva disse que teve muitos aprendizados no grupo. “Aprendi a relação social com as pessoas. Acho que tive uma melhora a partir da terceira palestra e isso é muito benéfico”, afirmou.
LEI MARIA DA PENHA
De acordo com o artigo 45 da Lei Maria da Penha, em casos de violência doméstica contra a mulher, o juiz deverá determinar o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação.
Criado desde 2020, o grupo reflexivo reúne homens que cumprem medidas protetivas de urgência, relativas a processos em andamento.
A próxima turma do Grupo Reflexivo será iniciada no dia 12 de setembro.
Redação: CCOM-MPMA