Foi realizada na manhã desta terça-feira, 7, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), uma reunião da coordenadoria executiva da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão. Em discussão, a realização de audiências públicas e capacitações a respeito do controle social nos diversos municípios maranhenses.
Pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), participou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-ProAd), Nahyma Ribeiro Abas, representando o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.
Com base nas experiências de vários anos de atividades, realizados em parceria pelo MPMA, TCE, Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), foram discutidas mudanças de formato que possam dar maior efetividade à iniciativa, que busca fomentar o controle social por meio dos conselhos municipais.
“A participação do Ministério Público nesse processo é muito importante, por estarmos em todos os municípios do estado, por meio dos promotores de justiça, que podem acompanhar a atuação dos conselhos municipais e buscando o fortalecimento desse controle social”, explicou Nahyma Abas.
De acordo com a promotora de justiça, a Rede de Controle está atuando no planejamento das ações, que devem ser colocadas em prática nos municípios maranhenses em 2023.