Neste domingo, dia 16 de março, em Brasília, será lançado nacionalmente o projeto O que você tem a ver com a corrupção?, de iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais – CNPG. A solenidade será realizada no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, às 16h.
O lançamento pretende ser o início de uma ampla mobilização nacional contra essa chaga social que custa aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 bilhão de reais por ano, como apontou o Instituto Econômico Suíço feito em 2007. Desde 15 de janeiro, o vídeo da campanha está sendo exibido nacionalmente pela Rede Globo, primeiro grupo de comunicação a tornar-se parceiro da iniciativa.
A presidente da AMPEM, Fabíola Fernandes; o vice-presidente Justino Guimarães; o 1º secretário, Fernando Berniz; o 2º tesoureiro Tarcísio Bonfim; o Procurador Geral de Justiça Francisco Barros; o coordenador da campanha no Maranhão, promotor de justiça Cássius Guimarães Chai; a diretora das Promotorias da Capital, Glória Mafra; os promotores de justiça da Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís, Marcos Valentim Pinheiro Paixão e João Leonardo Souza Pires Leal; e o promotor de justiça Luis Gonzaga Martins Coelho vão participar da solenidade de lançamento.
A campanha foi implementada inicialmente em 2004 no Ministério Público de Santa Catarina com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes para a importância na ética no cotidiano do cidadão, mas atingiu com êxito diferentes camadas da população daquele Estado. O promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, do MPSC, idealizador e coordenador nacional do projeto, recebeu pela iniciativa o Prêmio Innovare em 2005.
A presidente da AMPEM ressaltou que a campanha será lançada brevemente no Maranhão. “A Associação do Ministério Público está à frente da campanha que será lançada no final de março com o com forte apoio da sociedade civil e o engajamento de promotores e procuradores de justiça”, asseverou.
NOVA ETAPA – O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.
O caminho proposto pela campanha é um processo cultural de formação de consciência e de responsabilidade dos cidadãos, a partir de três tipos de responsabilidades: a responsabilidade para com os próprios atos (Estou fazendo a minha parte no meu dia-a-dia?) a responsabilidade para com os atos de terceiros ou responsabilidade coletiva (Estamos efetivamente contribuindo para o fim da impunidade?) e a responsabilidade para com as gerações futuras a partir de um agir consciente.
Nesta nova etapa, o objetivo é conquistar o apoio dos veículos de comunicação com abrangência nacional e, em um segundo momento, facilitar ao cidadão o envio de denúncias de corrupção.