https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Campanha de combate à corrupção é lançada em São Luís

Publicado em 04/04/2008 11:18 - Última atualização em 03/02/2022 17:02

A Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem) e a Procuradoria Geral de Justiça lançaram na última quinta-feira, 3, a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, em ato público realizado na Praça Maria Aragão (Centro). Depois do lançamento nacional, em Brasília, no dia 16 de março , o Maranhão foi o primeiro estado a lançar a campanha. O projeto é uma iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG).

A campanha tem a finalidade de sensibilizar as futuras gerações, em todo o Brasil, para a importância da transparência e da honestidade. Também constam no programa a prevenção dos atos de corrupção, o estímulo a denúncias populares e a punição efetiva dos corruptos e corruptores. No Maranhão, a mobilização pretende desencadear, ainda, ações em todo o estado, mobilizando os integrantes do Ministério Público e a sociedade para o fortalecimento da ética no dia-a-dia e nas práticas dos agentes públicos. No momento, o Brasil é um dos países com maior índice de corrupção, ocupando um dos últimos lugares no ranking da transparência, que tem a Finlândia como o país mais honesto.

Estiveram presentes no evento, membros do MPMA e de outros estados do Brasil, que integram a coordenação da campanha, além de representantes da OAB-MA, Associação dos Magistrados do Maranhão, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Administrativa, ONG Transparência Brasil, a Associação Maranhense de Imprensa (AMI), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e de diversas entidades da sociedade civil organizada, parceiras da Justiça. Centenas de pessoas compareceram ao ato público, aberto pelo grupo infantil de percussão da Casa de Acolhida Maristas e encerrado com o show da banda de reggae Tribo de Jah.

Entre os membros do MPMA, participaram do ato, o procurador-geral de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa; a promotora de justiça e presidente da Ampem, Fabíola Fernandes Faheina Ferreira; o coordenador estadual da campanha, Cássius Guimarães Chai. Também compareceu ao lançamento o promotor de justiça do estado de Santa Catarina e coordenador geral da campanha, Affonso Ghizzo Neto.

“Precisamos mostrar aos gestores públicos que eles devem empregar os recursos em benefício da população. Além disso, a corrupção é extremamente prejudicial ao Maranhão, porque o estado tem índices sociais muito negativos. Portanto, o desvio do dinheiro público não pode continuar e o Ministério Público está vigilante contra esta prática”, disse o procurador-geral de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa.

Para o coordenador geral da campanha, Affonso Ghizzo Neto, é necessário conscientizar os mais novos sob o prisma de uma nova ética humanista, sem egoísmo. “Há muito desvio de recursos públicos no país. Precisamos implantar a cultura da transparência e trabalhar pelo fim da impunidade”, declarou.

A presidente da Ampem, Fabíola Fernandes Faheina Ferreira, afirmou que a iniciativa chegou ao Maranhão num momento importante, porque no começo do ano uma operação da Polícia Federal prendeu, no estado, diversos prefeitos acusados de corrupção. “Falta educação aos gestores, para a correta aplicação dos recursos públicos, que deve ser investido em favor do povo e não em benefício próprio”, completou.

Durante o evento, o coordenador estadual da campanha Cássius Guimarães Chai destacou o papel do MPMA na campanha. “Todos os promotores de justiça estão convidados a assumirem a responsabilidade de replicação do processo de informação e fiscalização da arrecadação e aplicação dos recursos, para o fortalecimento do controle social”, concluiu.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)