

Foi empossado solenemente no cargo de desembargador, na manhã desta quarta-feira, 17, na Sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão, o promotor de justiça José de Ribamar Fróz Sobrinho, que ocupou a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Milson Coutinho. Escolhido pelo critério do quinto constitucional destinado a membro do Ministério Público, Fróz Sobrinho foi nomeado pelo governador em exercício, João Alberto de Souza, na semana passada.
Da solenidade, precedida de missa em Ação de Graças na Igreja da Sé, participaram autoridades de todos os três poderes, além de membros dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil, familiares e amigos do empossado.
No início da sessão, Fróz Sobrinho recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça, a medalha e o diploma do mérito judiciário Antonio Rodrigues Velozo, honraria concedida aos membros da Justiça de 2º grau.
Todos os oradores registraram em seus discursos a origem humilde do novo desembargador e sua dedicação aos estudos. Em nome do TJ, o corregedor-geral de Justiça, Jamil Gedeon, também egresso do Ministério Público, fez a saudação ao novo integrante da corte. Destacou os laços de amizade que os une e deu ênfase ao papel da família na formação do caráter de Fróz Sobrinho. “Estamos felizes com sua chegada e temos a certeza de que dará tudo de si em favor do fortalecimento do Judiciário”.
O advogado Ulisses Martins Sousa, que representou a OAB durante o ato, enalteceu a brilhante trajetória de Fróz Sobrinho desde os tempos de faculdade e disse que o TJ se renovará com a chegada do novo membro.
Falando pelo Ministério Público, a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, classificou o momento de singular e histórico. “É a primeira vez que um promotor de Justiça é o escolhido (para o cargo de desembargador), o que significa o reconhecimento da excelência e do valor dos membros da primeira instância do Ministério Público”, analisou.
Ela também comentou a contribuição que o representante do MP dará ao Judiciário. “Irá contribuir para a revitalização do Judiciário, aumentando a esperança da renovação das posturas dos magistrados, o que favorecerá para que o direito não fique estático”.
EMOÇÃO
Em discurso carregado de emoção, que o levou a parar várias vezes para conter as lágrimas, José de Ribamar Fróz Sobrinho falou do orgulho de chegar à nova casa, destacou a importância do Ministério Público, dos professores, da família e dos amigos na sua formação. “É um momento de muita emoção, alegria e responsabilidade”, resumiu. Contudo, deu ênfase maior ao esforço e dedicação dos pais, que, pobres do interior de Viana, na Baixada Ocidental Maranhense, criaram com dificuldades 12 filhos. Todos alcançaram curso superior.
Em tom de agradecimento, Fróz Sobrinho homenageou ainda o ex-desembargador Milson Coutinho “insubstituível”, a esposa e a filha “faróis da minha vida”, os amigos “sem eles nada seria” e seus contemporâneos “sou fruto da minha geração”.