A Promotoria Itinerante realiza nos dias 01 e 03 de julho um mini-curso de capacitação para os integrantes do Núcleo de Mediação Comunitária do Recanto dos Pássaros. O curso visa reciclar os conhecimentos sobre o tema junto aos mediadores – que já receberam amplo treinamento através do Ministério Público – e estendê-lo a outras pessoas da comunidade.
O curso, que será ministrado pelo promotor de Justiça Vicente de Paulo Silva Martins, titular da Promotoria Itinerante, deve alcançar um público de 10 a 12 pessoas. O objetivo é que elas sejam propagadoras dos conhecimentos sobre a reciclagem entre os moradores da região.
MEDIAÇÃO: O Núcleo de Mediação Comunitária do Recanto dos Pássaros é a primeira experiência do gênero em São Luís. Criado a partir da passagem da Promotoria Itinerante pelo bairro, o núcleo tem por objetivo ajudar na solução de conflitos sem a intervenção judicial.
Oito mediadores comunitários trabalham na solução dos conflitos, buscando sempre o acordo entre as partes. Além de evitar longos e dispendiosos processos judiciais, a mediação tem a vantagem de resolver os problemas de forma satisfatória para todas as partes, o que diminui os casos de não cumprimento dos acordos.
Além disso, os moradores da região podem receber orientações jurídicas no núcleo de mediação comunitária em diversas áreas como meio-ambiente, consumidor, família, educação entre outras.