Uma reunião entre a Promotoria de Justiça de São Luís Gonzaga, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a Prefeitura Municipal, realizada na última terça-feira (dia 17), tratou dos problemas do abastecimento de energia elétrica no município. As constantes quedas de energia e a demora para religação após o pagamento de contas atrasadas são as principais queixas apresentadas pela comunidade.
Na ocasião, a empresa assumiu o compromisso de até o dia 15 de julho enviar uma equipe de profissionais para monitorar a qualidade do fornecimento, buscando a solução do problema. De acordo com o promotor de Justiça Alessandro Brandão Marques, titular da comarca de São Luís Gonzaga, a proposta do Ministério Público é esgotar todas as vias extrajudiciais, o que permitiria uma resposta mais rápida à população.
A reunião teve a participação do gerente regional da Cemar, Ciro Ferreira de Albuquerque, e contou com a participação de moradores da cidade. Ficou acertado que, inicialmente, a empresa irá disponibilizar, durante dois dias por mês, uma unidade de atendimento móvel, para o atendimento aos consumidores.
Outra medida acertada foi a divulgação para consumidores de baixa renda dos critérios para concessão de subsídio às famílias que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. “Muitos consumidores têm o direito à tarifa de baixa renda, subsidiada pelo Governo Federal, mas desconhecem essa informação”, explica o promotor de Justiça.
A prefeitura irá repassar à Cemar a lista dos moradores inscritos no programa Bolsa Família, facilitando, assim, a inscrição na tarifa de baixa renda das unidades residenciais consumidoras.