O auditor geral da Controladoria Geral do Estado, Alberto de Sousa Rocha Júnior, esteve com o procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, na manhã desta terça-feira, 11. O objetivo da visita foi apresentar propostas de cooperação entre os controles internos e ações institucionais entre a CGE e o MP-MA.
O objetivo da Controladoria Geral do Estado é integrar os controles internos de diversos órgãos, como o Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança Cidadã, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Poder Judiciário, municípios e órgãos federais, como a Controladoria Geral da União. Essa integração resultará na criação do Sistema Estadual de Defesa do Patrimônio Público.
Segundo Alberto de Sousa Rocha Júnior, a integração dos órgãos permitiria a criação de fóruns de integração e outras formas de troca de experiência entre os profissionais ligados ao controle interno. “Queremos fortalecer os órgãos de controle, criando mais transparência. Com isso, as ações terão maior visibilidade para a sociedade, dando condições para o fortalecimento do controle social”, afirmou Rocha Júnior.